Cuiabá, Domingo, 24 de Agosto de 2025
CIÊNCIA E INVESTIMENTO
24.08.2025 | 15h53 Tamanho do texto A- A+

Desenvolve MT investe em inovação no setor de pescado

Com a tecnologia, frigorífico Naturale Fish otimiza etapas produtivas, reduz desperdícios e amplia a qualidade abrindo novos mercados

Clara Campos/ Desenvolve MT

Naturale Fish avança em pesquisa inédita para eliminar salmonella spp. no pescado, com apoio da Desenvolve MT

Naturale Fish avança em pesquisa inédita para eliminar salmonella spp. no pescado, com apoio da Desenvolve MT

DA REDAÇÃO

A busca por alimentos mais seguros e de alta qualidade acaba de ganhar um marco importante em Mato Grosso. Com apoio financeiro da Desenvolve MT, a empresa Naturale Fish, em Cuiabá, administrada por Juliana Medeiros, concluiu uma pesquisa inédita para eliminar a contaminação por Salmonella spp., no processamento de peixes nativos. O estudo, realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e acompanhado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato

 

Grosso (Indea), representa um avanço significativo para o setor e abre caminho para mudanças estruturais na indústria.

A presença de microrganismos como a Salmonella spp. sempre foi um desafio não apenas para o pescado, mas também para outras proteínas como frango, boi e porco

O investimento concedido pela agência por meio da linha de crédito Desenvolve Inovação - Finep Inovacred, com recursos do Governo Federal, viabilizou não apenas a ampliação do frigorífico, que está em fase inicial, mas também a execução do projeto científico que reposiciona o fluxo de processamento de pescado. Um processo inovador que incorpora tecnologia, otimiza etapas produtivas, reduz desperdícios e amplia a qualidade e a segurança alimentar, tornando a operação mais sustentável e competitiva no mercado.

 

A pesquisa foi publicada pela MDPI – Multidisciplinary Digital Publishing Institute, na revista científica Animals, e testou protocolos inovadores para processamento em condições reais de abate industrial. As mudanças propostas simples, mas estratégicas demonstram que é possível alcançar a ausência total de Salmonella spp. em escala industrial.

 

Para Juliana Medeiros, à frente da Naturale Fish, a conclusão da pesquisa marca um avanço decisivo para o setor de pescado em Mato Grosso. Segundo ela, o trabalho realizado ao lado da UFMT é um passo fundamental para garantir um novo patamar de segurança alimentar.

 

“A presença de microrganismos como a Salmonella spp. sempre foi um desafio não apenas para o pescado, mas também para outras proteínas como frango, boi e porco. No caso do peixe, pela própria natureza do habitat, o risco se torna ainda maior. Conseguir eliminar esses microrganismos no processo de produção é oferecer ao consumidor a tranquilidade de levar para casa um alimento 100% livre de contaminação”, destaca Juliana.

 

De acordo com o estudo, a principal medida foi a separação física entre áreas “sujas” e “limpas” dentro do frigorífico. Isso significa que etapas como a retirada de escamas, guelras e vísceras, consideradas críticas para a contaminação, passaram a ocorrer em espaço distinto e anterior à filetagem, onde o cuidado é redobrado para evitar o rompimento das vísceras, não contaminando o pescado com a salmonella.

 

A Salmonella spp., embora não faça parte dos microrganismos naturais dos peixes, pode ser introduzida durante o cultivo ou no processamento, tornando-se um risco à saúde pública. A legislação exige ausência da bactéria em pescado e derivados, o que pressiona frigoríficos a buscar métodos cada vez mais eficazes de controle,  desafio para o qual a Naturale Fish já apresenta soluções concretas, impulsionada pelo crédito concedido pela Desenvolve MT.

 

Juliana Medeiros reforça que o apoio da Desenvolve MT foi essencial para que o projeto não ficasse apenas no campo experimental e pudesse alcançar a escala industrial, transformando a pesquisa em inovação concreta para o mercado.

 

“O crédito da Desenvolve MT nos permitiu ampliar a pesquisa e levar esse protocolo para dentro do frigorífico em escala industrial. Isso significa que conseguimos manter a produção em grande quantidade sem abrir mão da segurança alimentar, eliminando o risco de contaminação cruzada. Esse avanço não beneficia apenas a Naturale Fish, mas toda a cadeia de frigoríficos do estado, fortalecendo a competitividade de Mato Grosso e abrindo caminho para exportarmos um produto seguro e sem restrições sanitárias”, afirma Juliana.

 

Com o avanço da pesquisa e a futura ampliação da planta, a Naturale Fish projeta aumentar a produção e abrir novos mercados, inclusive para exportação. Para a Desenvolve MT, o caso ilustra a função estratégica do crédito no desenvolvimento econômico sustentável. “Um crédito bem aplicado demonstra o impacto positivo quando Governo, Ciência e a iniciativa privada atuam juntos, o resultado vai além do impacto empresarial. Ele fortalece cadeias produtivas inteiras, melhora a segurança dos alimentos e contribui para o crescimento econômico de Mato Grosso”, diz Mayran Beckman, Presidente da Desenvolve MT.

 

Desenvolve Inovação

 

A linha Desenvolve Inovação - Finep conta com R$43 milhões disponíveis para liberação em Mato Grosso neste segundo semestre. A linha de crédito na modalidade Inovacred é oferecida pela Desenvolve MT em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Governo Federal. A linha permite financiar até R$5 milhões, com prazos que podem chegar à 120 meses e carência de até 24 meses, variando conforme cada modalidade - como Inovacred, Inovacred 4.0 e Inovacred Telecom.

 

Os recursos dessa linha podem ser utilizados em diversos itens fundamentais para inovação, como obras civis, equipamentos, softwares, matérias-primas, consultorias, treinamentos, marketing, proteção de propriedade intelectual, entre outros.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia