Os gêmeos siameses de Mato Grosso, Marcos e Matheus, morreram nesta quinta-feira (8) após complicações em uma cirurgia realizada no Hospital Estadual da Mulher (HEMU), em Goiânia (GO).
Moradores de Canarana ( a 643 km de Cuiabá), os bebês nasceram na última terça-feira (6) no hospital goiano, considerado referência na realização de partos de alta complexidade.
O caso foi considerado extremamente complexo, pois os gêmeos nasceram unidos pela região do quadril, sendo classificados como gêmeos isquiópodos trípodes - que possuem três pernas.
Na manhã desta quarta-feira (7), eles passaram por uma cirurgia de colostomia e vesicostomia na unidade, sob supervisão do cirurgião pediátrico Zacharias Calil.
Após a realização do procedimento, os gêmeos foram encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Contudo, durante a madrugada, um dos gêmeos apresentou quatro paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.
Por meio das redes sociais, o médico responsável pelo procedimento relatou que, após a realização de um eletrocardiograma, foi constatado que o bebê apresentava uma série de complicações, incluindo trombos envolvendo o coração, o que levou ao seu falecimento.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás esclareceu que, após o óbito de um dos gêmeos, a equipe médica iniciou o processo de emergência para a separação dos bebês.
“Diante da gravidade do quadro, a equipe assistencial indicou a realização de procedimento de emergência para a separação dos irmãos siameses, com o objetivo de preservar a vida do segundo bebê”
Contudo, o segundo bebê também não resistiu ao procedimento cirúrgico. Ainda na nota, a secretaria se solidarizou com a família.
Leia mais:
Gêmeos siameses de MT nascem após parto complexo em Goiás
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|