Cuiabá, Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2026
PACIENTES COM DOR CRÔNICA
13.01.2026 | 16h29 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura de Cuiabá realiza ação inédita para diagnóstico de hanseníase

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Centro de Referência Estadual de Média e Alta Complexidade (CERMAC) e tem como foco principal a identificação precoce da hanseníase, especialmente da forma neural

Ministério da Saúde

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, realiza entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2026 uma grande ação integrada voltada ao diagnóstico diferencial da hanseníase em pacientes com dor crônica, dentro da campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

 

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Centro de Referência Estadual de Média e Alta Complexidade (CERMAC) e tem como foco principal a identificação precoce da hanseníase, especialmente da forma neural, que muitas vezes é confundida com doenças como a fibromialgia, devido à semelhança dos sintomas.

 

Ao todo, cerca de 200 pacientes do município de Cuiabá serão atendidos durante a ação, sendo 120 regulados pela rede de saúde e 80 por demanda espontânea.

 

A ação surge da necessidade de aprimorar a identificação da hanseníase em pessoas que convivem há meses ou até anos com dor crônica persistente e que, muitas vezes, recebem diagnóstico de fibromialgia sem uma investigação mais aprofundada para doenças neurológicas infecciosas, como a hanseníase neural.

 

O objetivo é evitar atrasos no diagnóstico, prevenir sequelas e garantir tratamento adequado o mais cedo possível, promovendo um cuidado mais qualificado, humanizado e resolutivo.

 

Atendimento multiprofissional no CERMAC

 

Os atendimentos serão realizados nas dependências do CERMAC, com uma força-tarefa formada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio centro de referência estadual.

 

Pela SMS Cuiabá, participarão da ação: 4 médicos, 6 enfermeiros e 1 fisioterapeuta. Já o CERMAC disponibilizará: hansenologistas, enfermeiros, nutricionista e psicóloga.

 

Os profissionais da rede municipal atuarão durante o horário de expediente, com liberação formal para participação na ação.

 

Durante os atendimentos, os pacientes passarão por:


- Triagem clínica inicial;
- Avaliação neurológica especializada;
- Investigação diagnóstica para hanseníase, com ênfase na forma neural;
- Avaliação multiprofissional integrada;
- Exames laboratoriais;
- Aplicação de instrumentos padronizados, como o Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH) e a Escala Visual Analógica (EVA);
- Orientações individuais e coletivas em educação em saúde.

 

Após a conclusão das avaliações, os casos confirmados serão encaminhados para acompanhamento pela Atenção Primária. Cuiabá conta atualmente com 68 Unidades de Saúde da Família aptas para realizar o seguimento completo do tratamento dos pacientes, garantindo cuidado contínuo, próximo da comunidade e com equipe multiprofissional.

 

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a ação reforça o compromisso da gestão com o enfrentamento da hanseníase, por meio da integração entre os níveis de atenção, fortalecimento dos fluxos assistenciais e qualificação do cuidado prestado à população.

 

A iniciativa também amplia o olhar da rede de saúde para pacientes com dor crônica, garantindo que nenhum caso de hanseníase permaneça sem diagnóstico e tratamento.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carmem Miranda   13.01.26 17h17
Parabéns ao municipio de Cuiabá que atendeu a sugestão da AFIBROMT-DL - Associação Mato-grossense de fibromiálgicos - Daniel Lenz, visto que os sintomas da hanseníase confunde com os da fibromialgia. Carmem Miranda - Presidente da AFIBROMT-DL
0
0