Gestores culturais, bibliotecários, técnicos e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias de oito cidades mato-grossenses participam do primeiro ciclo de imersão técnica e cultural do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso.
O programa é executado pelo Instituto Saberes por meio do edital “Formação, Técnica de Auxiliar de Bibliotecas – edição Politica Nacional Aldir Blanc (Pnab)", promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A iniciativa teve adesão de 113 dos 142 municípios do Estado. A formação começou em outubro e segue até o fim do primeiro semestre de 2026. É gratuita e também oferece cursos on-line, consultorias especializadas e eventos.
A primeira etapa segue até janeiro, com treinamento e consultoria presencial em cada unidade. Outros 12 municípios serão selecionados para o segundo ciclo de imersões, no primeiro semestre de 2026.
A imersão cultural já foi realizada em Nova Xavantina, Comodoro, Araputanga e Campos de Júlio.
Nesta terça-feira (16.12), teve início a formação em Araguainha e, ainda nesta semana, o encontro chega à cidade de Cláudia. A capital mato-grossense e Ipiranga do Norte, também selecionadas no primeiro ciclo, receberão a formação em janeiro.
Durante a imersão, os participantes de cada biblioteca exploram caminhos para transformar o espaço mais acessível, vivo e pulsante, um local de encontros, convivência, criatividade e promoção da leitura, com o intuito de tornar as bibliotecas mais acolhedoras, criativas e conectadas com o tempo histórico vivenciado.
São debatidas estratégias para fortalecer a atuação da biblioteca na condição de mediadora cultural, com a formação de agentes da leitura, o desenvolvimento de projetos literários e a criação de programações diversificadas e permanentes. O programa inclui a construção do plano anual de ações, com o desenho de atividades, eventos e iniciativas de aproximação do público com o universo da leitura e da cultura.
Cada imersão é pensada de forma personalizada às especificidades de cada município.
“A proposta é oferecer aos envolvidos na administração da biblioteca uma nova visão sobre gestão, modernização e dinamização do espaço, fortalecendo sua atuação como equipamento cultural relevante para o município. Nos encontros, propomos um conteúdo totalmente aplicável à realidade local”, destaca a bibliotecária Waldineia Almeida, integrante da equipe de treinamento presencial nas cidades selecionadas.
Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br/ e pelos perfis @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|