LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Governo do Estado, por meio da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), vai arcar com a maioria dos gastos para organização do Fan Fest – espaço público com telões, bares, shows e praça de alimentação, que deverá reunir torcedores, durante a Copa do Mundo de 2014.
Em Cuiabá, o Parque de Exposições "Jonas Pinheiro", no bairro Dom Aquino, será a sede oficial do espaço, que terá entrada gratuita.
Calcula-se que cada Fan Fest instalado nas 12 subsedes do Mundial no Brasil poderá receber de 20 mil a 100 mil pessoas. Em Cuiabá, o espaço está previsto para ser entregue em agosto de 2013.
Na Capital, a planilha dos gastos durante os 30 dias de manutenção do parque ainda está em fase de planejamento por parte da Secopa. Mas a pasta adiantou ao
MidiaNews que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) deverá arcar apenas com a instalação de palcos, telões, sonorização e iluminação do local.
Em uma matéria veiculada nesta terça-feira (23), o portal
UOL revela detalhes de um documento intitulado “Manual de Evento”, que possui 90 páginas e lista as obrigações dos três vértices responsáveis pela realização da Copa no país: a Fifa, as cidades-sedes e a TV Globo (emissora detentora das imagens do Mundial) - Leia mais
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Divulgação
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Fifa Fan Fest no Rio de Janeiro, em 2010
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Segundo o documento, ficam a cargo do poder público as despesas com 42 itens, classificados em seis categorias: local, infraestrutura, operação no local, entretenimento, equipe e gestão.
Entre as despesas listadas estão a preparação de áreas para instalação de lojas dos patrocinadores do Mundial de 2014, sem a cobrança de aluguel para utilização do espaço; estrutura para recepção do público (água, energia, telefone e internet de alta velocidade) e estacionamento seguro, com cobertura para cobrir danos pessoais e materiais e localizado a, no máximo, 100 metros do Fan Park.
“A McDonald's será autorizada a operar um restaurante próprio no local de realização e manter para si toda a receita gerada a partir da venda dos produtos. Não será cobrada da McDonald's qualquer taxa de aluguel pela utilização do espaço para montar o restaurante”, diz trecho do manual.
Em outro ponto do guia, a estrutura para recepção do público é detalhada.
“A sede deve fornecer pistas / vias temporárias para proteger o solo do local durante a instalação, operação e desinstalação (se necessário). Devem estar disponíveis no local água, energia, telefone e internet wireless de alta velocidade. O local deve ser comercialmente limpo desde o início da instalação”, diz o manual.
Outras obrigaçõesDe acordo com a Secopa, como detentora das imagens do Mundial, será obrigação da
TV Globo a programação dos eventos no local, que deverão funcionar das 10h às 24h. Além de transmitir os jogos, o Fan Fest irá oferecer shows e atrações durante todo o dia.
Apesar da cartilha não afirmar que a emissora será responsável pelo pagamento do cachê dos artistas, a pasta que organiza o Mundial em Cuiabá afirmou que essa será uma responsabilidade da TV Globo.
“A TV Globo irá fornecer de forma permanente personalidades de TV e rádio como moderadores e Mestres de Cerimônia (MC's), para inclusão no Programa de Entretenimento do FIFA Fan Fest. Personalidades de rádio pertencentes a estações de rádio parceiras (se aplicável) devem ser utilizadas sempre que possível. O direito final de seleção e a designação de indivíduos a um local de realização é de propriedade da TV Globo”, diz o manual.
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Fan Fest da Fifa: reunião de torcedores para assistir aos jogos do Mundial
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TradiçãoA construção dos “Fan Fests” tornou-se tradição em 2006, na Alemanha, seguindo o grande sucesso dos eventos públicos de transmissão não oficiais realizados na Coréia do Sul, em 2002.
Em 2010, a Fifa levou o evento para diversas cidades localizadas fora da África do Sul, tornando a experiência de participar da Copa do Mundo algo verdadeiramente internacional.
ExpectativaA expectativa do Governo Federal é de que o Mundial de 2014 atraia pelo menos 600 mil turistas estrangeiros ao Brasil, somente durante os jogos.
Para o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a meta a ser atingida é de que 25% destes turistas visitem outros destinos turísticos, não restringindo a estadia às cidades-sede dos jogos.
Para todo o ano de 2014, a Embratur prevê a entrada de 7,2 milhões de visitantes estrangeiros no país.