Cuiabá, Sábado, 14 de Junho de 2025
AVENIDA FERNANDO CORRÊA
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Inauguração de viaduto muda trânsito na região do Coxipó

Secopa promove alterações no tráfego da região para funcionamento após inauguração

Mayke Toscano/Secom-MT

Viaduto da UFMT: parte superior do elevado será inaugurada nesta quarta-feira

Viaduto da UFMT: parte superior do elevado será inaugurada nesta quarta-feira

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O caminho percorrido por quem segue em direção ao Coxipó ou no sentido contrário, para a região Central da Capital, será mais fácil – e mais curto – a partir da noite desta quarta-feira (11), após a inauguração do Viaduto “Jornalista Clóvis Roberto”, na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Essa é a primeira obra do pacote de intervenções do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ser entregue pelo Governo do Estado, e a 9ª do conjunto de 56 projetos anunciados pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para a Copa do Mundo.

O viaduto será inaugurado de forma parcial. Isso porque apenas as faixas de circulação sobre o elevado serão liberadas para tráfego, bem como a marginal que faz o sentido Centro-Coxipó.

As pistas marginais do viaduto, bem como a rotatória sob o elevado, serão construídas de forma integrada à execução da Via Parque do Barbado, que dará acesso ao campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conduzirá os motoristas até à Avenida Jornalista Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho).

Sendo assim, quem quiser ter acesso aos estabelecimentos comerciais ou residências no entorno da obra ou entrar no continuará percorrendo a rota alternativa implantada na região.

Mayke Toscano/Secom-MT

Trânsito na região sofrerá adequações, segundo a Secopa

Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), antes da implantação da execução da obra, aquele trecho da avenida registrava a passagem de cerca de sete mil veículos por hora nos horários de pico.

Como fica o tráfego


Coxipó-Centro


A equipe de Engenharia de Tráfego da Secopa realizou algumas adequações no trânsito da região, para funcionamento logo após a liberação da obra para uso, principalmente para quem sai da universidade.

De acordo com a Secopa, a via marginal (Centro-Coxipó), na Avenida Fernando Corrêa, terá as duas faixas de rolamento divididas, podendo ser utilizada por quem quer seguir em direção ao Coxipó ou quem quiser acessar a Avenida Tancredo Neves (onde , então, fará a rota implantada hoje para retornar ao Centro ou seguir para Várzea Grande).

Para acesso ao Shopping Três Américas, a rota permanecerá a mesma utilizada hoje, com acesso pela Avenida Haiti, no bairro Jardim das Américas.

Já quem estiver na região do shopping ou vindo da região do Coxipó e quiser acessar a Avenida Tancredo Neves, deverá seguir pela Avenida Haiti e virar à esquerda na Rua Buenos Aires e novamente à esquerda na Rua Cidade do Médico.

Na sequência, o motorista deverá cruzar a Avenida Fernando Corrêa pela abertura no canteiro central e entrar à direita na Rua Governador Garcia Neto e à esquerda na Rua Coronel João Lourenço (rota já implantada) chegando à Avenida Tancredo Neves.

Várzea Grande-Coxipó


Para quem estiver na Avenida Tancredo Neves, no sentido Várzea Grande-Coxipó, a rota ficou mais fácil: seguir direto pela via até chegar à Avenida Fernando Corrêa, onde entrará a direita na pista marginal do viaduto, que já estará liberada em sentido único (Coxipó).

Mayke Toscano/Secom-MT

Quem quiser seguir do Centro para a região do Coxipó deverá passar por cima do elevado

Centro-Tancredo Neves

Quem estiver trafegando do Centro de Cuiabá em direção à Avenida Tancredo Neves, pela Avenida Fernando Corrêa, poderá passar em frente ao Supermercado Comper e virar à direita, como era anteriormente.

No entanto, esse mesmo fluxo não poderá seguir em frente pela pista marginal, em direção ao Coxipó, devido à saúda dos veículos do campus da UFMT.

Acesso e saída da UFMT

Quem vem do Centro da Capital e quer chegar à UFMT terá duas opções: fazer a rota alternativa que se inicia pela Rua Governador Garcia Neto (já conhecida) até sair ao lado da City Lar, para então retornar; ou então passar sobre o viaduto e fazer o retorno em frente ao 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC).

A entrada da universidade não sofrerá alteração e continuará a ser feita pela pista lateral do viaduto.

Além disso, quem sair do campus em direção ao Centro poderá virar à direita e margear o elevado.

Se o destino for o Coxipó, os motoristas poderão seguir em frente, cruzar o Córrego do Barbado e virar à esquerda, pegando o fluxo da via marginal – pista que será dividida com quem sai da Avenida Tancredo Neves.

Inauguração


A inauguração do Viaduto da UFMT acontece às 19h30 desta quarta-feira (11), com participação do governador do Estado, Silval Barbosa, do secretário da Copa, Maurício Guimarães, do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), entre outras autoridades.

De acordo com o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, após o fim da solenidade, por volta das 22h, os retoques finais da sinalização de orientação do trânsito serão feitas para que, a partir da manhã de quinta-feira (12), todas as rotas descritas acima sejam feitas pelos motoristas.

A obra

Parte do pacote de implantação do VLT na Grande Cuiabá, orçado em R$ 1,477 bilhão, o elevado da UFMT tinha previsão inicial de inauguração no primeiro semestre deste ano.

A obra, que passou por falhas na execução de pilares – posteriormente corrigidas –, terá 428 metros, sendo construída sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves, Fernando Corrêa da Costa e a via de acesso ao campus da UFMT.

O elevado será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via central permanente do VLT.

Sob o viaduto, estão previstas a execução de pistas marginais e uma rotatória para acesso às avenidas adjacentes.

O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução dessa e de outras 11 obras de arte previstas no pacote do VLT.

Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto de 22,2 km do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.



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carmem  12.12.13 16h33
Esqueceram a entrada de quem reside próximo a rua Alzira Zarur bairro Boa Esperança. Sendo que a avenida esta tão próxima, temos que dá uma voltona pelo barbado ou ir ate o 9°bec. Com tanto congestionamento e semáforo demora mais de 20min. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe...Sem dizer que sentido coxipó centro esta mais lento do que antes porque cima do viaduto tem um congestionamento enorme...
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Thiago Souza  11.12.13 21h54
Enquanto isso o VLT em Várzea Grande anda igual LESMA de tão LENTO. No ritmo que esta em 2020 termina e para acabar de completar o prefeito de Várzea Grande nem pra tampar os buracos que liga para Cuiabá faz. Pergunta, o senhor prefeito tentou por anos entrar na prefeitura para que? Para fazer nada?
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elzis carvalho  11.12.13 20h09
Para quem é de Cuiabá está confuso, imagine às pessoas que vêm do interior para a capital. Haja pneu e combustível, isso sem contar a paciência do motorista.
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JR  11.12.13 18h09
Infgelizmente, já estou vendo que a qualidade das obras não é a ideal, pois com a chuva de ontem à tarde, a pista recentemente liberada (estrada da Guarita), em Varzea Grande, empossou muita água que poderá ocasionar acidentes.
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Samy  11.12.13 16h19
Todas essas reportagens sobre as obras da copa e novos desvios/trajetos pecam pela falta de mapas. É simples e facilitaria muito a visualização das indicações.
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