Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Viaduto do Despraiado é a 1ª obra da Miguel Sutil a ser entregue

Obra custou R$ 18,9 milhões e integra o pacote firmado entre o Estado e o DNITt

Edson Rodrigues/Secopa

Viaduto do Despraiado: obra será inaugurada e liberada para uso na noite desta segunda-feira

Viaduto do Despraiado: obra será inaugurada e liberada para uso na noite desta segunda-feira

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

O governador Silval Barbosa inaugura, na noite desta segunda-feira (18), o Viaduto do Despraiado, uma das obras de mobilidade urbana que o Governo do Estado constrói em Cuiabá, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

A obra visa a desafogar o trânsito em parte da Avenida Miguel Sutil e ganhou o nome de "Engenheiro Domingos Iglesias Valério - Dr. Iglesias", segundo consta no Diário Oficial que circula hoje no Estado. A solenidade está prevista para 19h30.

Essa será a 6ª obra do pacote de intervenções para a Copa do Mundo de 2014 a ser inaugurada pelo Estado, que já entregou duas pontes, duas interligações e uma rua pavimentada, na região do Coxipó, no final do mês de outubro.

A obra também é a primeira da Avenida Miguel Sutil a ser finalizada. Ainda restam a entregar, na via, as obras das trincheiras do Santa Rosa, Verdão e Jurumirim/Trabalhadores, além da Trincheira da Ciríaco Cândia/Mário Andreazza, conhecida como "trincheirinha", que tem previsão de inauguração também para este mês.

O viaduto, que já teve sua inauguração adiada por pelo menos quatro vezes, teve parte das suas vias marginais já liberadas para o tráfego há cerca de 10 dias, e será imediatamente liberada para uso da população após a solenidade de entrega, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

A assessoria da pasta explicou que, durante a inauguração, os motoristas que precisem passar pela região poderão fazer uso de desvios provisórios, que deverão ser imediatamente removidos após a cerimônia. O percurso, porém, não foi divulgado pela pasta.

Edson Rodrigues/Secopa

Elevado deve "desafogar" o trânsito na Perimetral, na região do Despraiado

Na última semana, a obra voltou a se tornar alvo de polêmicas envolvendo a remoção de nove famílias do Morro do Despraiado, determinada pela Defesa Civil de Cuiabá por risco de desabamento.

Isso porque o morro precisou ser “cortado” para alargamento da Avenida Miguel Sutil, o que resultou em deslizamento de terra e colocou em risco imediato pelo menos três residências, que não possuem nenhum tipo de proteção contra queda (leia mais AQUI).

Uso

O viaduto foi desenhado para melhorar a distribuição do fluxo no local entre os motoristas que querem permanecer na Perimetral e aqueles que pretendem seguir para os bairros adjacentes.

Segundo a pasta, o elevado também será a melhor opção para quem sai da região do CPA, em Cuiabá, em direção à Várzea Grande.

Com 325 metros de comprimento e nove metros de altura em seu ponto mais alto, a obra é constituída de duas faixas de rolamento, sendo uma para cada sentido, além de duas vias marginais - também em fluxo e contrafluxo – e uma rotatória sob o elevado.

O projeto também previu a execução de serviços complementares de pavimentação, sinalização, iluminação e calçamento em um trecho de 1,8 km, que vai da Avenida Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal.

Congestionamento

Quando do anúncio do pacote de inaugurações, em outubro deste ano, o assessor de Mobilidade Urbana da pasta, Rafael Detoni, explicou que, na rotatória hoje localizada sob o elevado, formavam-se filas de até 300 metros.

Edson Rodrigues/Secopa

Secopa aposta em diminuição do tempo de percurso dos motoristas no trecho da obra

“Para percorrer o trecho que vai do Parque Mãe Bonifácia até a rotatória do Despraiado, os motoristas levavam cerca de 20 minutos”, disse, afirmando, em seguida, que o tempo de percurso naquele trecho deverá diminuir após a entrega da obra.

Estudos de fluxo veicular das principais vias e cruzamentos, contratado pela Secopa, apontam que, nos horários de pico, aproximadamente nove mil veículos passam por aquela região.

Quando o tráfego sobre o elevado for liberado, o motorista que estiver trafegando pela Miguel Sutil e quiser continuar na via, passará por cima e percorrerá toda a extensão do elevado.

Já o motorista que quiser seguir em direção aos bairros Santa Marta, Despraiado, Araés e Quilombo deverá trafegar pela pista marginal para ter acesso à rotatória.

Qualidade da obra

O viaduto do Despraiado, que já foi considerado a primeira grande obra da Copa a ser inaugurada pelo Estado, teve seu planejamento de entrega modificado após apresentar problemas na qualidade do asfalto utilizado na pavimentação da obra.

De acordo com o engenheiro civil da Secopa, Jamir Sampaio, o problema foi resolvido e a pista do viaduto recebeu uma camada asfáltica diferenciada, com adição de polímeros que melhoram a qualidade do asfalto e o torna adequado para regiões de alta temperatura e intenso fluxo de veículos.

Ele explica que o material utilizado faz com que o pavimento ganhe uma resistência maior às ações do tempo, como envelhecimento e deformações, e também melhora a aderência dos veículos no contato com a pista.

Mayke Toscano/Secom-MT

Inauguração será à noite; trânsito será liberado imediatamente, diz Secopa

De acordo com Sampaio, a iluminação de todo o trecho foi feito por luminárias de LED, que fornecem luz branca e mais intensa, com maior durabilidade e economicidade que as lâmpadas normalmente utilizadas em vias públicas, de vapor de sódio (luz alaranjada).

A obra

O Viaduto do Despraiado foi construído pelo Consórcio Atracon, formado pelas empresas Atrativa Engenharia e Constral Construtora, ao custo de R$ 18,9 milhões, e envolveu aproximadamente 100 pessoas, entre operários, técnicos, escritório e engenharia.

A obra integra o pacote de Travessia Urbana assinado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na ordem de R$ 165 milhões.

Constam no convênio, ainda, as obras das trincheiras da Jurumirim, Santa Rosa e Verdão e o Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, além do Viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – todas já em andamento.

Essas intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais que cortam a Grande Cuiabá – BRs 364/163/070 – e que englobam as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB.



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COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

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gedeon braz  19.11.13 12h11
UUUUFA ATÉ QUE FIM ,minha paciência agradece e meu carro tbem .
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Adriano  18.11.13 16h34
Tem gente aqui querendo colocar quebra molas no viaduto, tnha a santa paciência, já não basta os 10.000 quebra molas que temos.?
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Roberto  18.11.13 16h28
Concordo com o GEAN, mas o governo precisa também melhorar a segurança, pois, "os mano" tão roubando à luz do sol . . .
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IJLeite  18.11.13 15h11
Se o Viaduto do Despraido for inaugurado e entregue à população sem sinalização e sem redutores de velocidade (ranhuras ou quebra-molas), muitos acidentes poderão ocorrer, ja que é uma obra com curvas em uma via de transito rápido. Melhor prevenir!
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Rubens Falcão  18.11.13 14h22
Viva o Governador e Prefeito Silval Barbosa!!Nunca antes um Governador fez tanto por Cuiabá e Várzea Grande!!
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