Cuiabá, Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025
CONTRIBUIÇÃO À CRIAÇÃO DA ZPE
31.10.2025 | 15h41 Tamanho do texto A- A+

Assessor da Comissão de Sustentabilidade Fiscal do TCE-MT é homenageado

Reconhecimento foi feito durante a inauguração da Zona de Processamento de Exportação, marco para o desenvolvimento econômico da Região Oeste

Reprodução

Inauguração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres.

Inauguração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres.

DA REDAÇÃO

Representantes da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento (COPSFID) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) participaram, na sexta-feira (24), da inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, área industrial de livre comércio que deverá impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Oeste do estado.

 

Durante a solenidade, o assessor técnico da Comissão, Ilson Sanches, foi homenageado pelo papel histórico que exerceu na estruturação do projeto.

 

Sanches foi o primeiro presidente da AZPEC S/A, empresa administradora da ZPE de Cáceres e o primeiro presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE). À frente das duas instituições, coordenou a elaboração dos documentos técnicos e legais que viabilizaram o início do empreendimento, como o projeto básico de alfandegamento.

 

“Na AZPEC, cuidamos de todas as exigências cartoriais, ambientais e administrativas previstas na Legislação. Foram elaborados os planos de atração de investimentos, o EIA-RIMA e os relatórios anuais de sustentabilidade, que garantiram a continuidade da autorização da ZPE. Também estruturamos a sociedade e o plano de captação de recursos que deram o start no empreendimento”, destacou Sanches.

 

Ele enfatizou ainda a importância da ZPE como instrumento de sustentabilidade econômica e desenvolvimento regional.

 

“A ZPE foi concebida para transformar a vocação exportadora de Mato Grosso em valor agregado. Para consolidar esse potencial, é essencial avançar em um plano completo de logística, com integração hidroviária, ferroviária e a duplicação da BR-070, que permita o escoamento dos produtos e o acesso das matérias-primas.”

 

O evento contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do governador Mauro Mendes, do secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, do conselheiro aposentado do TCE-MT, Ubiratan Spinelli, e da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, além de senadores e deputados federais e estaduais.

 

A ZPE

 

 Com investimento de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado, a ZPE de Cáceres oferece regimes tributário, administrativo e cambial diferenciados, estimulando a instalação de indústrias exportadoras e a geração de empregos e renda.

 

Criado em 1990 e retomado após mais de 30 anos, o projeto é considerado um marco para a descentralização econômica do estado.

 

O espaço conta com 247 hectares, divididos em cinco módulos e 341 lotes industriais, além de recinto aduaneiro, área administrativa, armazéns e sistemas modernos de controle. O alfandegamento foi aprovado pela Receita Federal em março de 2024, viabilizando o início das operações.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia