O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) encerrou, nesta segunda-feira (3), o curso “Fortalecimento das Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho". Voltada à equipe do Serviço de Material da Secretaria Executiva de Administração, a capacitação teve como objetivo aprimorar o clima organizacional por meio da empatia e colaboratividade.
Promovido pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), o curso teve início em julho e garantiu certificado a todos os participantes.
A iniciativa faz parte de um programa permanente de valorização e capacitação que alcança servidores efetivos, terceirizados e prestadores de serviço.
“Esses servidores são parte essencial do Tribunal de Contas e têm um papel fundamental para que o trabalho de todos nós aconteça com qualidade. É importante ressaltar que relações saudáveis no ambiente profissional refletem também na vida pessoal, na comunidade e até na família”, destacou o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas.
Foi o que também reforçou o coordenador do Núcleo de Patrimônio, Rodrigo Teischmann. “Passamos grande parte do tempo convivendo com colegas e servidores, e isso reflete no que somos fora daqui. A capacitação ajudou a melhorar o ambiente de trabalho, a convivência e a vida do servidor como um todo”, afirmou.
Já a assistente administrativa Júlia Ubiner Borelli ressaltou a leveza e a melhora nas relações cotidianas.
“O curso deixou o ambiente mais leve e ajudou muito na convivência do dia a dia. Passamos boa parte do tempo aqui e aprender a lidar com as situações evita conflitos e torna o trabalho mais harmonioso”, disse.
Para o gerente de Patrimônio, Marcio Soudixon Bruno de Souza, a iniciativa fortaleceu a relação entre os colegas.
"Atendemos toda a estrutura do Tribunal e discutir comportamento, convivência e amizade faz toda diferença. Só temos a agradecer à Presidência e a toda a organização por essa oportunidade."
Bem-estar coletivo e excelência no atendimento
Facilitadora do curso, a psicóloga organizacional do NQVT, Samira Hassib Ibrahim Alves, explicou que o objetivo foi promover o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, empáticas e colaborativas, com foco no bem-estar coletivo, na produtividade e na excelência do atendimento.
Para tanto, durante os encontros, foram aplicadas dinâmicas de grupo, testes psicológicos e momentos de escuta ativa para avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho. Samira também chamou a atenção para estímulo ao pertencimento e à integração.
“Ao longo do curso colocamos a saúde mental e o ser humano como centro do processo. Vimos que muitos desses profissionais não se sentiam como parte da instituição, mas agora já se percebem como parte desse todo.”
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