O papel determinante do Poder Público na construção de cidades que oferecem condições socioeconômicas favoráveis foi enfatizado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, na aula magna do MBA em Gestão de Cidades, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta sexta-feira (15).
Com o tema “Processo Decisório no Poder Executivo”, o 10º módulo da pós-graduação contou ainda com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e do secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo.
“Moramos numa coletividade e quem cuida desse ambiente e do interesse coletivo é o Poder Público. Se esse papel for bem exercido, com certeza cria cidades, estados e países com qualidade de vida”, declarou o governador. Mauro Mendes ainda ressaltou o trabalho quem vem sendo realizado pelo TCE-MT para capacitação dos gestores.
“O TCE vem mudando a sua atuação, não sendo apenas um órgão de controle e fiscalização, passando a ser também um órgão preventivo e de orientação, o que agrega valor à sociedade”.
Representando o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o corregedor-geral do órgão, conselheiro José Carlos Novelli, destacou a importância da pós-graduação para os gestores públicos do estado.
“Antes de cobrar, nós capacitamos o gestor e o presidente Sérgio Ricardo tem dado prioridade absoluta para isso, com o objetivo de alcançar resultados positivos na gestão pública e evitar problemas de irregularidades.”
Novelli também ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “O governador tem o Tribunal de Contas como um grande parceiro, porque em várias situações, através de mesas técnicas, tivemos condições de solucionar uma série de problemas administrativos, como a estatização da BR-163 e a continuidade das obras do Hospital Júlio Muller.”
Coordenador do MBA, o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, avaliou o encontro como mais um passo importante para formar gestores preparados.
“Quando o presidente Sérgio Ricardo idealizou este curso, foi com a intenção de encurtar caminhos e demonstrar soluções. O grande desafio da administração pública é a falta de visão de longo prazo, e nossos convidados mostraram quais são os caminhos para alcançar equilíbrio fiscal e entregar serviços de qualidade nos municípios.”
Ao abordar o controle orçamentário por meio de decisões assertivas, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, reforçou a relevância do MBA para eficiência da administração pública.
“Compartilhei um pouco da minha experiência na iniciativa privada e na vida pública. Nesse momento, no Brasil, o principal desafio é controlar o tamanho da máquina pública para sobrar recursos para investimentos e para prestar serviços de qualidade.”
Já o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, pontuou que a base de toda boa gestão é o equilíbrio fiscal.
“A primeira escolha de todo gestor deve ser cuidar das finanças públicas, recuperar a capacidade de investimento e aplicar os recursos conforme as prioridades de cada cidade. É assim que se cria um ambiente com bons equipamentos públicos e qualidade de vida para a população.”
Realizada em parceria com a Fadisp, a pós-graduação em Gestão de Cidades integra a estratégia do TCE-MT para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos.
Com carga horária de 360 horas, o curso conta mil alunos entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais, além de servidores da administração estadual de Mato Grosso com formação superior.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|