Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
ATÉ 2025
17.05.2023 | 17h00 Tamanho do texto A- A+

Justiça homologa acordo e barra aumento de IPTU em VG

Contribuintes que já realizaram o pagamento receberão compensação do Município

Alair Ribeiro/TJMT

Fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Fachada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

DA REDAÇÃO

A Justiça homologou o acordo feito entre Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Várzea Grande, que proíbe o aumento do valor de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado pelo município até 2025.

 

O acordo impõe ao município a obrigação de, nos anos de 2023 e 2024, cobrar o IPTU com base na legislação anterior.

 

Aos contribuintes que já efetuaram o pagamento do IPTU com base em boletos emitidos anteriormente, o município deverá promover a compensação caso o valor seja superior ao montante do tributo devido.

 

A nova data para pagamento do IPTU, cota única, será até 21 de julho com desconto de 20% para imóveis que não possuam débitos em aberto.

 

Nas situações em que o contribuinte optar pelo parcelamento, o vencimento da primeira parcela também foi adiado para o dia 21 julho.

 

O município não vai reenviar novos carnês para o domicílio dos contribuintes. Os novos boletos devem ser emitidos pela internet, pelo site da prefeitura.

 

No entanto o município se compromete a disponibilizar nos postos de atendimentos a emissão de boletos para quem não tiver acesso à internet.

 

O acordo foi firmado após o MPE afirmar que a lei municipal aprovada implicaria em aumento desproporcional do IPTU, incorrendo em inconstitucionalidade por violação dos princípios da vedação de confisco e da capacidade contributiva.

 

A lei provada pela Câmara de Várzea Grande só poderá ser aplicada em 2025, com efeitos financeiros limitados a 33,33% ao ano, até que a integralidade de seus efeitos seja alcançada.

 

Leia mais:

 

Após Cuiabá, MPE aciona Várzea Grande contra alta no IPTU

 

Após ação do MPE, acordo evita alta do IPTU em Várzea Grande

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia