O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Antonio Maluf, tratou sobre os desafios para a melhoria da saúde no Brasil, durante o Seminário Sustentabilidade do SUS.
No evento, realizado em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSPAS) moderou debate sobre eficiência na gestão das unidades públicas.
“Estudamos temas sensíveis que vivemos hoje e os grandes desafios são políticas públicas eficientes e sustentáveis. Hoje, temos uma demanda alta, uma cobrança por desfechos mais eficientes, custos menores e dificuldades orçamentárias. Ou, por que não dizer, um desfinanciamento. O sistema de saúde, por falta de uma política mais determinante, vem sofrendo com falta de recursos”, afirmou o conselheiro durante o evento.
Na sequência, a temática foi aprofundada pelo professor da FGV e diretor de Pesquisa do IEPS, Rudi Rocha; pela diretora do Cuidado Público e Sistema de Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein, Luciana Borges; pela gerente de fiscalização do Eixo Social do TCE/GO, Gabriela de Souza Figueiredo, e pela diretora geral do Hospital do Subúrbio Lícia Maria Cavalcanti Silva.
Maluf também coordenou a reunião do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do projeto Saúde da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Na ocasião, apontou que uma das prioridades para 2026 é a realização de um levantamento nacional sobre os sistemas de informação em saúde utilizados por estados e municípios.
Para o conselheiro, o trabalho é fundamental para o avanço de temas como digitalização e inteligência artificial na gestão do SUS. “É preciso investir desde a capacitação, a equipamento. O intuito é tentar uniformizar o sistema de informática nacional. Lógico que isso não se faz de uma hora para outra, mas não pode haver descontinuidade”, pontuou.
O Seminário Sustentabilidade do SUS foi promovido em conjunto pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Saúde (MS), o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|