A Ouvidoria Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) atendeu a um pedido da Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá (OGM/CGM) para apoiar o desenvolvimento de uma ferramenta digital voltada à gestão de manifestações.
A demanda, apresentada durante a última edição do projeto Tricotando sobre Ouvidoria, foi atendida nesta quinta-feira (2).
A solicitação enviada ao ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, pelo ouvidor-geral de Cuiabá, Jeidson Rodrigo de Campos, foi atendida pelo colaborador da Ouvidoria do Tribunal, Walter Aguiar, que é engenheiro eletricista e estudioso de inteligência artificial.
Ele auxiliou Campos no desenvolvimento de um aplicativo multiplataforma, sem custos, que centraliza informações das ouvidorias setoriais da prefeitura. A Ouvidoria de Cuiabá recebe cerca de 1500 demandas/mês.
Segundo Aguiar, a proposta busca facilitar a produção de relatórios gerenciais, exigidos pela Lei nº 13.460/2017.
“Estamos desenvolvendo um aplicativo multiplataforma, dentro do ecossistema já disponível na prefeitura, para que o ouvidor-geral tenha uma visão panorâmica das informações de todas as ouvidorias setoriais, sem custo adicional”, explicou.
O servidor detalhou ainda que a ferramenta permitirá a alimentação de uma base de dados integrada.
“Cada ouvidor setorial vai incluir as demandas recebidas no aplicativo, que gerará relatórios gerenciais diários, mensais, anuais ou quadrimestrais de forma automatizada. A periodicidade será definida por eles”, acrescentou.
Para Jeidson de Campos, a iniciativa chega em momento oportuno.
“Hoje, o nosso sistema ainda é manual e a nova ferramenta trará mais agilidade e praticidade”, destacou. Ele reforçou que o ganho não será apenas para a Ouvidoria central, mas também para todos os ouvidores setoriais do município, pois se terá um instrumento de gestão.
Tricotando sobre Ouvidoria
Na terceira edição do projeto, realizada em 18 de setembro, o servidor da Ouvidoria Geral do TCE-MT Walter Aguiar ministrou palestra sobre o uso de Inteligência Artificial em ouvidorias públicas com o objetivo de dar celeridade aos atendimentos.
O Tricotando foi criado em 2023 como uma ação que integra o projeto Ouvidoria para Todos, que cumpre o objetivo de aproximar o cidadão das ouvidorias públicas de Mato Grosso.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|