Cuiabá, Domingo, 14 de Dezembro de 2025
CONDENADO NO TRE
29.09.2020 | 17h38 Tamanho do texto A- A+

MP diz que Taques está inelegível e quer impedir candidatura

Procurador eleitoral também ingressou com ação de impugnação da segunda suplente do ex-governador

MidiaNews

O ex-governador Pedro Taques que é candidato ao Senado Federal

O ex-governador Pedro Taques que é candidato ao Senado Federal

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral ingressou com uma ação de impugnação contra a candidatura do ex-governador Pedro Taques (SD) ao Senado Federal.

 

O documento é assinado pelo procurador regional eleitoral Erich Raphael Masson.

 

Nesta terça-feira (29), Masson também assinou ação contra a candidatura da segunda suplente de Taques, a médica Elza Luiz de Queiroz (SD).

 

O procurador alega que Taques está inelegível porque possui condenação pela prática de conduta vedada a agentes públicos em campanha eleitoral.

 

A condenação foi estabelecida no último dia 8 de setembro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), que acatou uma representação do PDT apontando diversas irregularidades na realização da Caravana da Transformação em 2018 (leia sobre o assunto AQUI).

 

“De tal sorte, considerando que a decisão proferida pelo colegiado do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso condenou o candidato pela prática de conduta vedada aos agentes públicos em campanha eleitoral, aplicando multa eleitoral e tornando-o inelegível pelo prazo não exaurido de 08 anos, a contar da eleição (2018), resta configurado óbice ao registro de candidatura”, diz trecho do pedido.

 

No documento, o procurador ressalta que Taques também não quitou a multa aplicada pelo TRE na condenação, no valor de R$ 50 mil. 

 

O pagamento é obrigatório para que Taques consiga a Certidão de Quitação Eleitoral, um requisito para o registro de candidatura. 

 

"Assim, como bem se observa, a existência de multa é não apenas impedimento para a obtenção de certidão de quitação eleitoral como, por consequência, ao registro de candidatura", diz outro trecho do pedido.

 

Outro lado 

 

Em nota, o ex-governador afirmou que não há como falar de inelegibilidade tendo em vista que há um recurso sobre a decisão do pagamento de multa eleitoral.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

MP Eleitoral tenta barrar candidatura de 2ª suplente de Taques

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Francisco Siqueira de Antunes   02.10.20 21h06
Se deixarem ele registrar a candidatura, ele será eleito , simples assim!!! Então querem tirar o cara!!!
0
0
Bento Francisco   30.09.20 14h36
o povo já declarou, não vote no Taques
2
1
Jorge Luis Fagundes  30.09.20 07h12
Jorge Luis Fagundes, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
DELCI BALEEIRO  29.09.20 20h40
O QUE AONTECE COM ALGUNS CANDIDATOS A CARGOS ELEITORAIS QUE, CONHECENDO A LEGISLAÇÃO E SE EMBREEAM EM PRATICAS ERRADAS, ACABAMOS DE VER A JUIZA SELMA, AGORA PEDRO TAQUES QUE DEIXA DE CUMPRIR OS REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA SER CANDIDATO E AINDA INDICA A SUA SUPLENTE TAMBÉM EM CONFUSÃO. O QUE ACONTECE COM ESSE POVO QUE CONHECE A LEGISLAÇÃO E MESMO ASSIM TRUBICA NELA? KKKKKKKK
2
1