O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizou a nova versão do Sistema Conex-e, ferramenta de apoio à fiscalização das contas públicas municipais. A atualização traz melhorias operacionais e estruturais que ampliam a eficiência, a confiabilidade e a padronização das análises realizadas pela equipe técnica do órgão.
Utilizado na elaboração dos relatórios técnicos das contas anuais de governo, o Conex-e é integrado aos sistemas Aplic e ControlP, consolidando informações prestadas pelos fiscalizados.
A partir desses dados, o sistema automatiza cálculos de indicadores, quadros demonstrativos e relatórios nas fases preliminar e de defesa, promovendo mais celeridade e uniformidade na instrução processual.
Entre as principais inovações da nova versão estão a reorganização da aba “Análise da Defesa”, que agora apresenta as irregularidades de forma integrada à conclusão do relatório preliminar; a possibilidade de inclusão de múltiplos documentos nos “Apêndices”; a criação da opção “Em Elaboração” para análises ainda não concluídas; além de melhorias na geração de relatórios em PDF, gestão de quadros e desempenho do sistema.
Presidente do TCE-MT, o conselheiro Sérgio Ricardo destacou que os avanços refletem o compromisso da instituição com a modernização dos instrumentos de controle e com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.
“Estamos investindo em tecnologia para dar mais agilidade, confiabilidade e transparência à fiscalização. O Conex-e é um exemplo de como o Tribunal vem utilizando a inovação para garantir um controle externo cada vez mais eficiente e acessível aos cidadãos.”
O secretário-executivo de Tecnologia da Informação, Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos, reforçou que a atualização atende a demandas identificadas junto aos usuários e auditores da Casa.
“A versão 10.5.0 representa um salto de qualidade em termos de usabilidade, estabilidade e inteligência de dados. O sistema passou a oferecer mais recursos para personalização da análise, melhor rastreabilidade dos documentos e respostas mais rápidas aos comandos, o que impacta diretamente na eficiência do controle externo”, explicou.
Responsável pela coordenação técnica do sistema, o subsecretário de Sistemas da SETI, Rodrigo Matos Medeiros, pontuou que o desenvolvimento da nova versão envolveu a reestruturação do código-fonte, revisão de algoritmos e atualização do framework de interface.
“Além das melhorias visíveis ao usuário, realizamos uma série de aprimoramentos internos, como otimização de consultas ao banco de dados, ajustes no controle de pendências e atualização do PrimeNG, garantindo mais robustez e performance à plataforma”, ressaltou.
O Conex-e é utilizado pela equipe técnica do TCE-MT para o registro e acompanhamento de ordens de serviço, análises, relatórios preliminares, representações de natureza interna e despachos, desempenhando papel essencial na fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos entes públicos.
Para mais informações, os usuários podem acessar os manuais e roteiros disponíveis na Plataforma Conex-e no SharePoint.
Clique aqui para acessar o Conex-e.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|