Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
PARA ALA FEMININA
04.08.2025 | 15h15 Tamanho do texto A- A+

TCE-MT entrega kits de higiene ao Hospital Júlio Muller

As doações, provenientes do Bazar Solidário do TCE-MT, são destinadas à ala feminina da unidade de saúde

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Enquipe do NQVT do TCE entrega de kits de higiene para a ala feminina do Hospital Universitário Júlio Muller

Enquipe do NQVT do TCE entrega de kits de higiene para a ala feminina do Hospital Universitário Júlio Muller

DA REDAÇÃO

A Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), realizou a entrega de kits de higiene para a ala feminina do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) nesta segunda-feira (4).

 

Contendo escova de dente, creme dental, sabonete, absorvente, pente, desodorante e lâmina de depilação, as doações são resultado do último Bazar Solidário do TCE-MT.

 

Conforme explica a coordenadora do NQVT, Nathália Sato, esta é a primeira vez que o Hospital Júlio Müller recebe doações provenientes do bazar.

 

“Sempre escolhemos uma instituição para ajudar e desta vez o valor arrecadado no Bazar Solidário foi revertido na compra de 63 kits de higiene para o HUJM. Dentro dessas sacolinhas as pacientes vão encontrar produtos que, com certeza, vão fazê-las se sentirem mais acolhidas durante a internação”, declarou.

 

A iniciativa foi planejada pela equipe do NQVT em alusão ao Dia das Mães e, para Nathália, representa a satisfação de contribuir.

 

“Como mulher, sinto muita gratidão. O pessoal do hospital acolhe essas mulheres que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade, sozinhas, sem apoio. Então, poder fazer pelo menos 1% de diferença na vida delas já nos dá uma sensação de gratidão e dever cumprido."

 

As doações serão destinadas principalmente às pacientes internas do setor de ginecologia e obstetrícia da instituição de saúde, que possui 24 leitos e recebe mulheres da baixada cuiabana e do interior do estado com atendimento totalmente gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo a assistente social do HUJM, Nair Barbosa, a doação é importante para melhorar o acolhimento das pacientes.

 

“Queremos começar agradecendo ao Tribunal de Contas por realizar esta ação. A maioria das nossas pacientes chegam desprovidas de produtos de higiene básica. Elas ficam em casas de apoio ou já precisam ficar internadas e não trazem seus pertences. Então, esse é um momento de acolher essas mulheres para além de tratamento da saúde, com o sentimento de pertencimento mesmo”, afirmou Nair Barbosa. 

 

A preocupação do hospital com os pacientes deu origem à Comissão de Humanização, que visa ações que promovam o bem-estar dos internos para além das preocupações com a saúde. Para Samara Veloso, membro da comissão e arquiteta do HUJM, as doações do TCE-MT reforçam essa ideia.

 

“As doações são fundamentais para que possamos promover um acolhimento mais humanizado. Muitas vezes, os pacientes estão longe da família, internados por longos períodos, e esse gesto de cuidado, como o recebimento de kits de higiene, contribui para que se sintam vistos, valorizados e respeitados enquanto seres humanos. Cada ajuda fortalece nosso compromisso com a dignidade e a ambiência no Hospital”, declarou Samara.

 

A ação integra as iniciativas de responsabilidade social do TCE-MT e evidencia a atuação estratégica do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho na promoção de bem-estar coletivo. Ao direcionar os recursos arrecadados para atender necessidades básicas de pacientes em situação de vulnerabilidade, a instituição contribui para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e para a qualificação do acolhimento no âmbito hospitalar.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia