Cuiabá, Domingo, 10 de Agosto de 2025
ESQUEMA NA SAÚDE
19.10.2021 | 07h02 Tamanho do texto A- A+

TJ afasta Emanuel Pinheiro da Prefeitura; chefe de gabinete é preso

Ministério Público deflagrou a Operação Capistrum, que apura ilícitos na Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Cuiabá

O prefeito Emanuel e sua esposa Márcia Pinheiro, que foram alvos da Operação Capistrum

O prefeito Emanuel e sua esposa Márcia Pinheiro, que foram alvos da Operação Capistrum

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) foi afastado do cargo, na manhã desta terça-feira (19), por determinação do Tribunal de Justiça. Ele e sua esposa, a primeira-dama Márcia Pinheiro, também foram alvos de busca e apreensão.

 

Já o chefe de gabinete de Emanuel, Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente. 

 

Eles foram alvos da Operação Capistrum, que apura supostos crimes de organização criminosa na contratações irregulares de servidores temporários, que, em sua maioria teria sido realizada para atender interesses políticos do prefeito Emanuel Pinheiro. A decisão é do desembargador Luiz Ferreira da Silva. 

 

O afastamento ocorre a pedido do procurador-geral de Justiça José Antônio Borges, com base em investigação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual, através do Naco (Núcleo de Ações de Competência Originária).

 

As buscas e apreensões e sequestro de bens ocorrem na residência do prefeito e da primeira-dama, do chefe de Gabiente Antônio Monreal Neto, da Secretária Adjunta de Governo e Assuntos Estratégicos Ivone de Souza e do ex-Coordenador de Gestão de Pessoas Ricardo Aparecido Ribeiro.

Os pedidos foram acolhidos pelo Tribunal de Justiça no âmbito do procedimento de nº 47.520/2021, o qual corre em segredo de justiça.

O Gaeco da Capital e a Decor (PJC-MT) prestaram apoio ao Naco para cumprimento dos mandados judiciais que foram cumpridos na presente data.

Além da medida criminal determinada pelo Tribunal de Justiça, o Naco propos ainda uma ação cível por ato de improbidade administrativa visando a aplicação das sanções da lei de improbidade, bem como apresentou pedidos de indisponibilidade de bens e afastamento de agentes públicos.

 

A Prefeitura será assumida pelo vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV).

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
39 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Marco Antônio Lopes Camolesi  20.10.21 09h53
Se os Brasileiros não aprender a votar oque vai adiantar . Continuará esse desmazelo com o dinheiro público e as vidas dos Brasileiros. Basta,muda Brasil.
9
0
Paloma  20.10.21 01h05
Isso que dá em votar em político velho. Eu voto em louco, mas não voto em quem já teve a chance e não fez por onde.
22
0
Juliana  19.10.21 19h53
Fico sem acreditar como que um cara desse conseguiu se reeleger. Está aí o resultado da "segunda chance". O povo não aprende!
60
5
alex  19.10.21 17h05
Um monte de "comissionado" por aqui defendendo o rei do paletó. Quanta humilhação...
69
7
JIOVANI SILVA  19.10.21 13h16
Isso sem falar no estoque de vacinas q estão vencendo. É q o povo não é curioso. Mas Mato Grosso já era pra ter imunizado toda a população maior de 5 anos com 2 doses e ainda iria sobrar vacina. Pq o prefeito e governador estão deixando as vacinas estocadas até próximo a data de vencimento é q me intriga.
47
7