Cuiabá, Sábado, 1 de Novembro de 2025
NEEMIAS SOUZA ALVES
24.03.2014 | 21h27 Tamanho do texto A- A+

Cadê o clima de Copa?

A realidade à nossa volta afasta todo e qualquer clima

Estamos a menos de 90 dias da Copa do Mundo de Futebol, mas até agora nada de entusiasmo.

Já não seria tempo de estar vivendo o clima do “tá chegando”? Não queremos dizer que tudo deveria estar pronto, mas que já poderíamos estar fazendo os últimos ajustes, trazendo no rosto um largo sorriso pela expectativa da chegada dos jogadores e torcedores e ansiosos pelo início do mega evento, ao invés de estarmos pessimistas e contrariados com o estado de caos instalado no espaço urbano da cidade.

"O discurso oficial, desde o início das obras, associa o evento com a ideia de desenvolvimento, crescimento, legado e de preparação"


O discurso oficial, desde o início das obras, associa o evento com a ideia de desenvolvimento, crescimento, legado e de preparação não só da cidade de Cuiabá, mas de todo o país para receber a Copa do Mundo da FIFA, considerada o maior evento mundial de nossa grande paixão nacional: o futebol.

As obras realizadas em Cuiabá consistem em transformações na infraestrutura e na implementação de instrumentos de mobilidade urbana da cidade, porém, graves problemas no planejamento e na execução elevam o custo financeiro das obras e desencadeiam uma série de transtornos para a população.

Motoristas e pedestres são unânimes em declarar que hoje não há como andar pelas calçadas e ruas da cidade sem se depararem com buracos, desvios e congestionamentos, fatores que trazem prejuízo financeiro, corrói o tempo de trabalho e exaure as energias de todos.

Dentre as medidas tomadas na tentativa de amenizar os problemas, chamamos a atenção para a sinalização viária, que diante da responsabilidade de organizar o trânsito, para que o mesmo flua de forma eficiente e segura, se esforça em orientar a população sobre as rotas alternativas nas áreas em obras.

Porém, é perceptível no discurso dos cidadãos cuiabanos, uma aversão a essa sinalização, alegando que ela é ineficiente ou mesmo inexistente, caracterizando um descontentamento por parte da população.

Este é o cenário urbano da cidade, e por mais que o assunto Copa esteja presente nos comerciais, associando o evento e diversos produtos à alegria do povo brasileiro, à habilidade dos nossos futebolistas e, principalmente, à vitória da nossa seleção, como se esse fosse o seu destino natural, a realidade que está à nossa volta afasta todo e qualquer clima de Copa.

NEEMIAS SOUZA ALVES  é designer gráfico e mestrando em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/UFMT

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

orlando  25.03.14 13h31
Caro articulista, "ESTÁ CHEGANDO, ESTÁ CHEGANDO SIM", uma baita conta que o povo matogrossense terá que pagar sem ter muitos retornos.
1
0
ANA MARIA  25.03.14 08h06
ANA MARIA, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
ANGELO  25.03.14 05h35
Aquilo que já estava ruim pode ter certeza irá piorar, corremos o risco do fim de festa, acabou a copa acabou o dinheiro,as empreiteiras vão parar de receber abandonarão as obras,que irão cair no colo do municipio que sem condiçoes finceiras deixará tudo como está...obras inacabadas.... é só esperar e conferir...
5
0



Leia mais notícias sobre Opinião:
Novembro de 2025
01.11.25 05h30 » De Santa Cruz a Xangai
01.11.25 05h30 » Arborização Urbana
01.11.25 05h30 » Eu, você e a COP-30
Outubro de 2025
31.10.25 08h00 » Borboletas no quintal
31.10.25 05h30 » O barulho das tarifas aéreas
31.10.25 05h30 » Inadimplência substancial