Diz uma expressão muito conhecida: “Quem canta seus males espanta”. Você concorda com isso? A música tem um papel muito relevante em nossa vida, sabia disso?
A música tem um impacto grande em nossas vidas, ela pode nos influenciar para o bem ou para o mal. Há músicas que nos aproximam das pessoas e outras que nos distanciam. Músicas que geram agitação e alegria; já outras, nos fazem reviver o passado e, quem sabe, nos entristecer.
Vale ressaltar, para algumas pessoas, a música quase não interfere no seu comportamento, já outros, são movidos e recebem grande influência dela em sua vida. Diante disso, sugiro a você que tenha sabedoria ao escolher as músicas adequadas para escutar.
Abrindo aspas para a área religiosa, apenas como curiosidade, você sabia que Lúcifer era o regente do coral no céu? Ele era e é o mestre na área da música, conhece qualquer arranjo, letras, instrumentos, enfim. Infelizmente, ele intentou contra Deus, devido ao pecado do seu coração, e foi expulso, e veio para o nosso mundão. O seu nome foi alterado para Satanás ou Diabo, como preferir (agora, fecha aspas).
Atualmente, você poderá encontrar quaisquer tipos de músicas, ainda mais que estamos vivendo em um mundo digital, pois basta digitar o nome da música, nome do cantor, banda, grupo etc. em um aplicativo específico, tais como: Spotify, Deezer, YouTube e outros, que você encontrará desde músicas muito antigas até lançamentos. Estamos vivendo em um mundo de facilidades!
Particularmente, eu aprecio músicas alegres e não tristes. Músicas instrumentais para ficar mais tranquilo e calmo, como neste momento ao escrever estou escutando belas canções. Também gosto muito de músicas evangélicas e do mundo gospel, mas desde que sejam as mais suaves e tranquilas, com menos gritaria e barulhos instrumentais.
Que tipo de música você gosta de ouvir? Qual é o impacto que a música tem em sua vida? Já foi influenciado pela música? Você viveria sem música? Você sabe escolher músicas saudáveis?
Já falamos bastante sobre música, mas o que isso tem a ver com ansiedade? Na minha visão, posso dizer a você, caro leitor, escutar boas músicas (aquelas mencionadas, para sua escolha), com sabedoria, pode te ajudar no tratamento contra a ansiedade.
Entendo que escutar belas mensagens cantadas pode te ajudar com 40% da sua ansiedade. Agora, se quiser mais 60% para tratar da sua recuperação, você não apenas deve escutar, mas também cantar, com vontade, força e alegria, sentindo a letra da música na sua vida.
Essa é uma técnica que aprendi e testei na minha vida. Posso afirmar que ao ouvir e cantar belas canções você será beneficiado no tratamento da ansiedade.
Após ser contaminado pela covid-19, foi gerada em mim uma ansiedade que jamais tinha presenciado. O sono foi desregulado. Perdi muitas noites. O coração e a mente estavam acelerados. Enfim, o que me ajudou bastante foi ouvir e cantar músicas, por isso sou testemunha viva dessa dica.
E se você for igual a mim que não sabe cantar, como fazer?! Não importa, se você sabe cantar ou não, se é afinado ou não, se erra com as letras ou não, se estima músicas ou não, se tem medo das críticas ou não, a minha orientação para você é: ouça e cante reservadamente, e se sentir segurança, cante para todos ao seu redor!
Quando chegava o final do dia, a ansiedade aumentava mais. Diante disso, comecei a aplicar a técnica da música para me ajudar. E ao deitar-me, eu programava a televisão para desligar em aproximadamente 30 minutos e dava um play nos clipes de músicas. No meu caso, assistia, escutava, cantava músicas evangélicas, e o sucesso da minha recuperação foi imensurável.
A ansiedade, sem dúvida alguma, é um mal que assombra a vida de muitos seres humanos, por isso acredito que para quem ouve e canta belas músicas, a sua vida poderá ser melhor e os seus males serão espantados e extirpados.
Vale a pena testar na sua vida!
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|