Cuiabá, Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2026
VICTOR FRANÇA
11.02.2026 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Impulsividade financeira

A enganosa visão de negócios que pode tirar sua empresa do mercado

No mercado financeiro, é frequente o uso de termos como “visão de negócios” ou “investimento intuitivo”. Ambos representam, em tese, qualidades essenciais para um empresário de sucesso. Acontece que, silenciosamente, essas características podem rapidamente se transformar em ciladas mercadológicas e levar sua empresa à falência. 

 

Isso quer dizer que, na busca por resultados rápidos e volumosos, investir sozinho não é o caminho mais seguro. Confiar na própria visão de mercado, sem consultar um assessor de investimentos, é como autorizar que os prejuízos entrem em campo. 

 

Os déficits financeiros surgem, especialmente, quando o emocional assume a liderança do processo. Exposto a fraudes e modismos, o investidor pode agir impulsivamente, acreditando que determinada proposta é adequada para receber aplicações. Essas propostas, muitas vezes, surgem rapidamente em ondas de influência na internet e – com a mesma velocidade – desaparecem deixando empreendedores frustrados. 

 

Essas frustrações podem representar grandes quantias de dinheiro que foram perdidas, forçando as lideranças empresariais a implementarem estratégias para minimizar danos. As medidas, contudo, podem levar meses ou anos para compensar o déficit. 

 

Confirmando a impulsividade empreendedora, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, após levantamento realizado entre 2017 e 2022, que 60% das empresas falem antes de completarem cinco anos no mercado. Esse dado reflete, infelizmente, a escassez de um planejamento qualificado, que contemple a visão de riscos e retornos sobre o mercado financeiro. 

 

Investir é complexo, mas gerenciar crises é praticamente insuportável. O empresariado brasileiro está, gradualmente, aprimorando sua educação financeira e sua condução estratégica. Ainda assim, é imprescindível destacar que investimentos demandam uma administração especializada. 

 

A participação do assessor de investimentos, sob essa perspectiva, é a peça-chave de uma aplicação exitosa. Focado na rentabilidade, o especialista conhece o risco das aplicações, o possível custo-benefício e as tributações que podem influenciar a medida. A orientação profissional pode gerar a diminuição do pagamento de impostos. Para o empresário, esse é o combo que promove o sucesso financeiro e a longevidade no mercado. 

 

Vale lembrar: investimento não é aposta. É estratégia de risco gerenciável. Anteriormente, havia uma visão de que apenas grandes empresas ou magnatas poderiam contratar especialistas em investimentos. Essa visão é ultrapassada e, atualmente, o mercado contempla investidores com variadas possibilidades financeiras. Isso esclarece que, para evitar crises pessoais e financeiras, optar pela condução especializada é a forma mais eficiente de proteger o patrimônio, potencializar a rentabilidade e construir resultados consistentes. 

 

Victor França é pós-graduado em Direito Tributário.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Fevereiro de 2026
11.02.26 05h30 » Celibato voluntário
11.02.26 05h30 » Consenso silencioso
11.02.26 05h30 » Impulsividade financeira
10.02.26 05h30 » Cultura do “para sempre”
10.02.26 05h30 » Bad Bunny no Super Bowl
10.02.26 05h30 » STF e os penduricalhos
09.02.26 08h46 » Cartão de crédito