Cuiabá, Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
MARCELO PORTOCARRERO
03.01.2026 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Incoerência Eleitoral

Em nosso país ainda tem muita gente que acredita em mentira por ter medo da verdade

“Seja por ignorância, insensatez ou ideologia, a falta de coerência em quem que não enxerga o futuro como resultado de suas próprias ações e omissões é assustadora.”

 

Será doloroso ver (se Deus permitir) o futuro sofrido de pessoas queridas sob uma ditadura que já se manifesta ao definir o que é certo ou errado; a desesperança frente à inconsequência dos que, temerosos, apenas assistem sem reagir, falhando em não defender a herança moral, o caráter, a ética e a religiosidade que receberam. O mesmo vale quanto à perda da integridade intelectual, hoje desvirtuada nos ambientes de ensino e formação.

 

De nada adianta criticar e reclamar daqueles que elegemos para nos representar ou dirigir se não houve participação ativa de cobrança no processo. Essa falta de cidadania e, por que não dizer, de coragem, para exigir o cumprimento promessas e remover do poder os que nada fizeram e continuam a nada fazer, somadas às críticas passivas e inúteis, permitiram que chegássemos ao atual estado de degradação socioeconômica.

 

A não concientização da sociedade torna insuficientes os esforços voltados a mudar a situação em que estamos. Cada pessoa, cada eleitor, ao invés de apenas criticar, tem o dever de se engajar de fato ante o pleito eleitoral que se aproxima. Será a hora certa de cobrar pelos compromissos anteriormente assumidos e não cumpridos por seus candidatos.

 

No passado – não tão recente – isso já fez com que perdêssemos eficiência na gestão pública, e, atualmente, a liberdade de nos expressar e a possibilidade de ir e vir com segurança.

Conclusão:


Em nosso país ainda tem muita gente que acredita em mentira por ter medo da verdade. O pior é que a mentira nem precisa ser bem elaborada ou repetida à exaustão; basta ao candidato enganador incluí-la em suas promessas de campanha.

 

Marcelo Augusto Portocarrero é engenheiro civil.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião: