Cuiabá, Sábado, 16 de Agosto de 2025
DANA CAMPOS
15.06.2014 | 09h43 Tamanho do texto A- A+

O eleitor é "corno manso"

Dizemos que os políticos são todos corruptos, mas ficamos inertes

Quem é que nunca ouviu alguém dizer a expressão “Corno manso” ?, aquele homem que sabe que está sendo traído que, mesmo assim, não toma nenhuma atitude. Fica ali, inerte, mesmo sabendo o que sua companheira faz aos olhos de todos.

É assim que vejo a grande maioria dos eleitores brasileiros, como um bando de 'cornos mansos'. Até porque, quem é que também nunca ouviu ou disse esta outra expressão que, em ano eleitoral, não sai da boca do povo: “político é tudo corrupto!”.

Pois é! Todo mundo fala isso. Gente rica e gente pobre, esclarecida e analfabeta, branca e negra. E esse mesmo povo que 'critica', que 'aponta', que 'sabe' das inúmeras falcatruas, dos conluios políticos e empresariais e dos mirabolantes esquemas de corrupção, mas que fica ali, inerte.

No último domingo (08-06), a revista eletrônica semanal 'Fantástico' noticiou uma reportagem 'especial'. Uma denúncia sobre o submundo das drogas, da criminalidade? Não, sobre o submundo da política. Um 'mundo' asqueroso de obras superfaturadas, com uso de materiais de qualidade duvidosa, desvios de emendas parlamentares e emprego de dinheiro de fontes não idôneas.

No entanto, qual foi o 'furo' de reportagem, que para nós jornalistas é a grande novidade, a informação que ninguém deu ainda. Até porque, tudo que foi 'revelado' na reportagem, a população já foi informada há anos. Pois ela vivencia o reflexo de todas essas falcatruas políticas cotidianamente, com a falta de um transporte adequado, de uma saúde com qualidade e segurança a todos.

Entretanto, sem trazer nenhuma novidade, assim como a reportagem do 'Fantástico', friso que o maior colaborador para essa realidade, somos todos nós. Contribuintes que pagam impostos elevadíssimos. Hoje (14-06), por exemplo, o impostômetro registrou no final do dia mais de R$ 727 bilhões em arrecadação, marca de um país que configura entre os 30 com maior carga tributária do mundo.

E o retorno desse montante? Ou seja, em que é aplicado todo esse dinheiro público arrecadado? Para as ruas sem iluminação, para os hospitais sem leitos, para as escolas com profissionais sem salário digno, para as rodovias esburacadas, para o esgoto ao céu aberto, para as cadeias superlotadas e para os muitos outros setores que 'prestam' um serviço público 'padrão Fifa'.

Este ano, além da Copa do Mundo vamos ter, novamente, eleições em todo o Brasil. Agora 'é a hora de esta gente bronzeada mostrar seu valor', como diz a música dos 'Novos Baianos'. Do contrário, vamos continuar sendo um bando de 'eleitores mansos'.

DANA CAMPOS é jornalista e assessora de imprensa em Cuiabá.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
11 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Julio Cesar Da Silva  15.06.14 21h50
gostei do seu comentário, sou a favor de boicotar as eleições só assim para abrir os olhos da nova geração da politica no brasil.
5
0
Celso  15.06.14 20h19
Concordo plenamente com a jornalista e com o Rogerio. Temos de mudar a cultura do povo, agora estamos em plena copa e todos os problemas com mobilidade , politicos, ararath, buracos e obras mal feitas , educacao, saude , etc..... ????? Ja esquecemos? Um pais onde o maior orgulho é carnaval, futebol, cachaca, mulher....... O que esperar? Nao temos um premio nobel, nada a comemorar em questao a seguranca saude educacao empregos. Eu nao voto ja fazem 25 anos pois votar pra mim é a mesma coisa que convidar alguem que vc sabe que é ladrao pra jantar na sua casa.
6
0
Gênesis Barbará  15.06.14 18h20
Adorei o texto e as ideias.
4
0
Gerson Vinicius  15.06.14 17h57
Gerson Vinicius, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Rogério  15.06.14 17h10
A coisa não é tão simples assim nobre jornalista. A corrupção é cultural e não abrange somente a classe política. O voto é banalizado e não computa os brancos e os nulos. É utopia dizer que podemos mudar isso ai pelo voto. Precisamos mudar a cultura do nosso povo.
19
9



Leia mais notícias sobre Opinião:
Agosto de 2025
16.08.25 05h30 » Pílulas e a hipertrofia
16.08.25 05h30 » Dinheirofobia
16.08.25 05h30 » Você tem hipotireoidismo?
16.08.25 05h30 » Ser economista
15.08.25 05h30 » Felca falou e o Brasil reagiu
14.08.25 05h30 » O Algoritmo da Perdição