Cuiabá, Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2025
ELZIS CARVALHO
30.01.2012 | 12h33 Tamanho do texto A- A+

Onde está o dinheiro do contribuinte?

A Prefeitura de Cuiabá está assaltando a população cuiabana

É um absurdo. É assalto à mão armada. A Prefeitura de Cuiabá está assaltando, na maior cara de pau, a população cuiabana. A referência é em relação à cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2012. Em alguns casos, o IPTU teve um aumento de 52%, muito acima do IPCA (Indicie Nacional de Preço ao Consumidor Amplo - calculado pelo IBGE, que foi de 6,64% em 2011.

Nos últimos dois anos - 2010 a 2012 - o aumento do IPTU foi mais de 170%. O pior de tudo isso, é que os serviços prestados pela Prefeitura à população pioraram. A saúde pública municipal está um caos, a maioria dos ônibus do transporte coletivo se transformou em sucata, as ruas e avenidas estão em péssimas condições de trafegabilidade.

Mas afinal de contas onde está sendo investido todo o dinheiro arrecadado do contribuinte cuiabano? A população não pode ser omissa a tudo isso, temos que reagir. A reação deve ser dada nas eleições municipais deste ano, que será realizada em outubro. Os munícipes devem dar o troco e extirpar da política mato-grossense os políticos que trabalham contra os interesses do povo.

Hoje, por exemplo, a situação em infraestrutura do bairro Coophema é precária e vergonhosa. A caixa d'água do bairro está sendo engolida pelo matagal, que coisa feia. Esse tipo de descaso por parte da Prefeitura nunca se viu por aqui. Para onde está indo nosso dinheiro do IPTU? A caixa d'água, há alguns anos, era considerada o cartão postal do bairro. Atualmente está abandonada.

Aqui, no Coophema a única praça do bairro - Urbano Lopes - está abandonada. O matagal toma conta do local. O alambrado da quadra poliesportiva, praticamente, não existe mais. Já na área localizada entre o Centro Comunitário do bairro e a Igreja Santa Maria Goret, o matagal cresce rapidamente. É um abandono total. Mas mesmo assim, a média de aumento do IPTU, nesses últimos dois anos, foi de 170%.

No Recife, capital de Pernambuco, o aumento concedido pela prefeitura local aos proprietários de imóveis chega a 60%. Mas lá, a população e alguns segmentos políticos já estão acionando o Município junto ao Supremo Tribunal Federal-STF. Os contribuintes recifenses não aceitam pagar o aumento abusivo, que está acima do índice inflacionário de 2011. O mesmo deveria acontecer aqui em Cuiabá.

Ano eleitoral, é ano de muitas lorotas e de muitas obras públicas feitas em cima da hora. Não podemos nos enganar e, principalmente, não deixar que sejamos enganados. Não podemos ser ludibriados por candidatos pára-quedistas e muito menos temporão, ou seja, àqueles que aparecem apenas em ano de eleição. Vamos dar o troco.

ELZIS CARVALHO
é jornalista em Cuiabá e acadêmico de Economia na UFMT

 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
19 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jossilho Araújo de França  31.01.12 07h48
Aqui na av. das palmeiras no bairro Jardim imperial e recanto dos pássaros a situação é vergonhosa. O mato toma conta dos canteiros atrapalhando a visão dos motoristas e as crateras no asfalto dificultam o trânsito. Cuiabá, infelizmente, não tem prefeito. Acho que essa historia de "dar o troco nas urnas é balela", é preciso processar o prefeito por negligência, mal uso do dinheiro público, et.
0
0
MARCOS  30.01.12 22h58
FOMOS "ENGANADOS" PELO PREFEITO COM PARTICIPAÇÃO DOS VEREADORES. VAMOS RENOVAR NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, FORA TODOS.
0
0
debora   30.01.12 22h20
Concordo em gênero e número com o seu edital,mas infelizmente o eleitor perde a memória na hora de votar, esquece o passado político e administrativo destes SUJEITOS.
0
0
Freitas   30.01.12 20h23
Vamos queimar os carnês em praça pública.
0
0
Marcos  30.01.12 19h46
Bem feito.. tem de aumentar mesmo o IPTU.. tem de botar pra quebrar. Talvez um dia o povo deixe de ser besta e ficar votando em politico por causa de saco de cimento.. se verificassem o histórico dos candidatos, quem são seus vices.. aposto q á maioria nem sabia quem era direito o vice do Wilson.. aí..agora já sabem. E ficar reclamando em redes sociais, comentários de sites de notícia não vai mudar nada.. bela geração a atual deste país.. se revoltam e vão pra frente de um computador reclamar... kaka isso q os políticos querem.
0
0



Leia mais notícias sobre Opinião:
Setembro de 2025
17.09.25 05h30 » Painel do clima e COP-30
17.09.25 05h30 » Costumes de ladeira abaixo
16.09.25 05h30 » O legado de Pivetta
16.09.25 05h30 » Por que Popper ainda importa?
15.09.25 05h30 » Intolerância no campus