Cuiabá, Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025
RODRIGO FURLANETTI
13.08.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

PGR e a Segurança e Saúde no Trabalho

Ele envolve não apenas equipe de segurança, mas líderes e colaboradores

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é uma das ferramentas mais importantes na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, trazendo uma abordagem mais moderna, integrada e eficaz na gestão da segurança e saúde no trabalho.

 

Nesse sentido, uma das principais vantagens do PGR é a sua abrangência. 

 

Enquanto o PPRA tinha foco exclusivo em riscos ambientais físicos, químicos e biológicos, o PGR vai além e inclui também os riscos ergonômicos e mecânicos, promovendo uma visão mais completa e integrada da segurança ocupacional. 

Ademais,  existe a flexibilidade do PGR, não sendo um documento engessado e sim um sistema que deve ser atualizado sempre que houver mudanças significativas no ambiente de trabalho. 

 

Além disso, a implementação do PGR também contribui diretamente para a redução de acidentes e afastamentos, sendo que, ao identificar e corrigir falhas antes que elas se tornem problemas graves, a empresa preserva a saúde física e mental de seus colaboradores.

 

Olhando pelo ponto de vista ergonômico, o PGR representa também, uma economia significativa a médio e longo prazo. 

 

É possível notar que, os acidentes de trabalho geram custos elevados com indenizações, tratamentos, substituição de mão de obra e paralisação de atividades, e a prevenção, é mais barata e muito mais eficiente do que lidar com as consequências.

 

Ato contínuo, outro relevante aspecto positivo é o fortalecimento da cultura de segurança. 

 

Assim sendo, o PGR envolve não apenas a equipe de segurança do trabalho, mas também líderes e colaboradores, criando um senso de responsabilidade compartilhada, sendo que o ambiente se torna mais seguro e saudável.

 

Outro benefício que merece atenção é o impacto positivo na imagem da empresa perante clientes, fornecedores e investidores. Demonstrar que a organização se preocupa genuinamente com a segurança e o bem-estar de seus trabalhadores reforça a reputação e pode ser um diferencial competitivo

 

Por outro lado, a falta do PGR, poderá gerar multas pesadas aplicadas pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, com valores que variam conforme a gravidade da infração e o porte da empresa, o que não é nada recomendável.

 

Do exposto, o PGR é muito mais do que uma exigência legal, ele é um investimento estratégico, onde os que o implementam de forma correta, colhem benefícios operacionais, financeiros e humanos, criando um ciclo virtuoso de segurança e crescimento.

 

Rodrigo Furlanetti é advogado empresarial.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Agosto de 2025
13.08.25 05h30 » Quem pariu Mateus, que crie!
13.08.25 05h30 » Do crime ao combate
13.08.25 05h30 » Agro, mais uma vez, sob ataque
12.08.25 05h30 » Tacin, tá não
12.08.25 05h30 » Respeito às Instituições
11.08.25 08h11 » 11 de Agosto