Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Dezembro de 2025
JOSÉ WENCESLAU JÚNIOR
21.06.2020 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

Toda crise traz mudanças!

A chegada da Covid-19 está fazendo os empresários se reiventarem

Em 2020, estamos vivendo um divisor de águas, pois a Covid-19 está fazendo todos se reinventarem, e consequentemente, o comércio também.
 
O comerciante deve  preparar a loja para receber o cliente, e se atentar  ao comportamento, já que ele está menos consumista, mais exigente e cuidadoso.
 
O cliente mudou a percepção sobre as marcas, em destaque estão as empresas que possuem boas ações, atendimento diferenciado, tanto na forma presencial, quanto on-line  (WhatsApp, Chatboot,  Instagram, Facebook, site e e-mail marketing).

O comerciante deve preparar a loja para receber o cliente, e se atentar ao comportamento, já que ele está menos consumista, mais exigente e cuidadoso

 
O que consumir também entrou nas indagações do cliente, pois o supérfluo deixou o lugar para o essencial, desde a alimentação, viagens, cabeleireiro, vestuário, até móveis, eletrodomésticos e veículos. 
 
Já para o comerciante, o desafio é se adequar às normas sanitárias e de distanciamento sem perder a qualidade no atendimento, manter o preço competitivo da loja física, em relação às lojas virtuais.
 
De acordo com pesquisa realizada por uma empresa especializada em inteligência de mercado, 51% dos consumidores brasileiros comprarão mais pela internet ou por aplicativos, sendo que 45% das compras realizadas nos últimos três meses foram feitas pela primeira vez, ou seja, até os mais receosos perderam o medo de utilizar o cartão de crédito no universo digital.
 
E o comércio, gerador de cerca de 66% da arrecadação do ICMS em Mato Grosso, e empregador de mais da metade dos trabalhadores com carteira assinada – precisa de atenção.  Não me refiro apenas ao gestor do negócio, mas atenção do poder público.
 
Com o aumento das compras pela internet, o consumo nas lojas físicas já diminuiu, e uma readequação dos impostos deve ser feita, para evitar uma competição desigual entre lojas físicas x virtuais. 
 
Por outro lado, há 40 anos atuando no comércio mato-grossense, já vivenciei outras crises e tenho certeza que vamos superar mais essa. O consumo retraído neste período de isolamento e recessão econômica, vai se estabilizar, talvez não na velocidade que desejamos, mas no último trimestre deste ano, os consumidores  voltarão a realizar as compras – sem receios.
 
E mais uma vez ressalto, o comércio é importante para o desenvolvimento social, porque por trás de um CNPJ, existem muitos CPFs.
 
José Wenceslau de Souza Júnior, comerciante há mais de 40 anos, é presidente da Fecomércio, Sesc e Senac em Mato Grosso
 
 

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

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COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

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João  22.06.20 01h22
O Comercio de Cuiabá e Varzea Grande tem que fechar geral. Chega de mortes por estupidez.
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Obreiro útil e dedicado  21.06.20 20h02
Sábio, prudente e coerente!
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