Cuiabá, Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
ARTICULAÇÕES AO SENADO
14.08.2025 | 16h30 Tamanho do texto A- A+

Abilio veta coligação do PL com Janaina em defesa de Medeiros

Prefeito diz que composição com deputada tende a enfraquecer aliado, que é prioridade para o PL

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito Abilio Brunini, que é contra composição com deputada do MDB

O prefeito Abilio Brunini, que é contra composição com deputada do MDB

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) afirmou nesta quinta-feira (14) que irá combater a possiblidade do PL se coligar com o MDB e apoiar a candidatura da deputada estadual Janaina Riva ao Senado Federal, no ano que vem.

 

Em defesa do Medeiros, vou combater essa possibilidade de todas as maneiras. Meu compromisso e meu projeto é ajudar o Medeiros a se eleger

A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro tem o compromisso público de apoiar a candidatura do deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado.

 

Segundo ele, nessa configuração, numa chapa com Janaina, a tendência é que ela tenha vantagem sobre Medeiros, e maior possibilidade de se eleger. 

 

Além disso, na mesma chapa, ela tiraria boa parte do discurso de Medeiros, que poderia polarizar conceitualmente com ela, caso ambos sejam candidatos em campos opostos.  

 

"Em defesa do Medeiros, vou combater essa possibilidade de todas as maneiras. Meu compromisso e meu projeto é ajudar o Medeiros a se eleger, assim como já se posicionou Bolsonaro", disse. 

 

Victor Ostetti/MidiaNews

Janaina Riva

A deputada estadual Janaina Riva, que deve disputar o Senado

Para Abilio, com Wellington Fagundes (PL) candidato ao Governo, o ideal seria uma chapa "pura" da direita, com Medeiros e o produtor rural Antônio Galvan (DC) ao Senado. 

 

O prefeito disse também que respeita Janaina e não tem nada contra ela, mas que em se tratando de estratégia eleitoral, o jogo precisa ser jogado.

 

União de Mendes

 

Já, em caso de uma composição do PL com o União Brasil de Mendes, apoiando o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Governo e Mendes ao Senado, a situação ficaria melhor para Medeiros, e os dois teriam mais chances de se elegerem. 

 

"Se compor, tem que ser Mauro Mendes e Medeiros os candidatos ao Senado. O Medeiros representando a direita e Mendes a centro direita", disse.

 

Nessa configuração, Medeiros pode se beneficiar com o segundo voto de Mendes, considerado o favorito para a disputa ao Senado.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Paulo Carvalho   14.08.25 17h04
Com fé em Deus e autocrítica dos eleitores, Medeiros nunca mais.
2
1