Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
LEGISLAÇÃO
21.02.2023 | 08h42 Tamanho do texto A- A+

Alexandre de Moraes promete ajuda em projeto contra fake news

Ministro do Supremo Tribunal Federal se reuniu com relator do projeto, deputado Orlando Silva

Carlos Moura/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

DA REDAÇÃO

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, prometeu enviar sugestões para aperfeiçoar o projeto de lei sobre as fake news, que tramita na Câmara dos Deputados.

 

O tema foi discutido em reunião na última quarta-feira (15) entre Moraes e o relator do projeto, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP). O ministro afirmou que fará suas contribuições com base na sua experiência de combate à desinformação durante o pleito do ano passado.

 

O projeto, que já foi aprovado no Senado, deve também ser usado para incluir as alterações na legislação sobre redes sociais propostas pelo governo federal, à luz dos protestos de 8 de janeiro. Uma das inovações será estabelecer o chamado "dever de cuidado" às plataformas, obrigando-as a retirar conteúdo sabidamente falso.

 

O governo federal deve apresentar um projeto de lei contra golpismo nas redes sociais ou fazer sugestões ao PL das fake news, projeto de relatoria do deputado federal Orlando Silva (PC do B-SP) que tramita no Congresso há três anos.

 

Após os ataques de 8 de janeiro, o presidente Lula (PT) solicitou ao Ministério da Justiça um projeto para coibir conteúdos golpistas nas plataformas digitais.

 

A pasta então enviou ao governo uma sugestão de MP (medida provisória), formato que foi criticado pela sociedade civil organizada e por deputados diante da sensibilidade do tema.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Armindo de Figueiredo Filho  21.02.23 17h07
ORA BOLAS!!!! Curto e rápido !!Corte tramontina!!!! Este STF continua metendo o "BEDELHO" em tudo!!!! Há muito vem desrespeitando a nossa LEI MAIOR! Público e notório!!Me poupe desenhos!!! Por isso seus membros são DESACREDITADOS pela maioria da população Brasileira. VERGONHA PARA O PAÍS!!! Fim de papo ......
6
2
Simonetto  21.02.23 10h44
Não interessa se a competência é do legislativo ou do judiciário, mentiras para enganar pessoas tem que ser proibidas sim.
3
6
Eloi Wanderley da Silva   21.02.23 10h01
O judiciário não tem nada que colocar o nariz em confecção de leis, isso é função do legislativo.
12
2