Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
CRISE NA SAÚDE
24.05.2017 | 16h05 Tamanho do texto A- A+

Deputados de oposição trancam pauta governista na Assembleia

Sobrestamento poderá atrasar pedido de empréstimo para obra do VLT

MidiaNews

Os deputados Janaina Riva, Zeca Viana e Alan Kardec, que defenderam

Os deputados Janaina Riva, Zeca Viana e Alan Kardec, que defenderam "trancamento" da pauta

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O deputado Alan Kardec (PT) apresentou um requerimento com pedido de sobrestamento da pauta da Assembleia Legislativa, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (24).

 

O pedido, que foi acatado pela Mesa Diretora, ocorreu com base em um entendimento dos deputados de oposição ao Governo Pedro Taques (PSDB). Na prática, nenhuma outra matéria poderá ser votada antes que se limpe a pauta de vetos, a não ser que haja tramitação em regime de urgência urgentíssima.

 

O pedido de empréstimo para a conclusão da obra do VLT, por exemplo, que está prestes a chegar ao Legislativo poderá ficar prejudicado.

 

De acordo com os membros da oposição, o “trancamento” da pauta ocorrerá até que o Executivo apresente soluções para solucionar o que eles classificam de “caos” na saúde pública do Estado.

 

O “estopim” para os parlamentares foi o desabafo do diretor-técnico do Hospital Regional de Sorriso, o médico Roberto Satoshi que, chorando, expôs a situação caótica da unidade (veja AQUI).

Temos que agir aqui nessa Casa em prol do povo mato-grossense, porque a base do Governo trabalha em prol do Governo desonesto, incapaz, um governo que não tem capacidade de gerir e administrar o Estado

 

“Em nome da questão da saúde, temos que nos reunir urgentemente, os 24 deputados, para que a gente possa, a partir dessa Casa, ter a solução urgente para a Saúde. Temos que trancar a pauta aqui, até termos uma solução”, disse Kardec.

 

O deputado Zeca Viana (PDT) criticou, inclusive, o fato de o governador Pedro Taques ter convidado apenas parlamentares da base para uma reunião com objetivo de discutir os problemas da Saúde.

 

Ele chegou, inclusive, a criticar os colegas, acusando-os de trabalhar em “prol do governador”.

 

“É vergonhoso o que estamos presenciando em nosso Estado a respeito da Saúde. O governador chamou apenas a base para uma reunião. Por isso, nós da oposição temos que agir aqui nessa Casa em prol do povo mato-grossense, porque a base do Governo trabalha em prol do Governo desonesto, incapaz, um governo que não tem capacidade de gerir e administrar o Estado”, disse o parlamentar.

 

“Este é um governo incompetente e irresponsável com o povo do Estado. Peço a vocês colegas, pelo amor de Deus, vamos ajudar o povo. Fazer com que o Governo se sensibilize com a situação da Saúde do nosso Estado”, desabafou.

 

“Sem voz”

 

Na mesma linha, a deputada Janaina Riva (PMDB) acusou o governador de não dar ouvidos à oposição, mesmo diante de problemas graves como os da Saúde.

 

“Está aí o depoimento do diretor clínico de Sorriso. Lá está morrendo uma pessoa por dia. É por isso que oposição pediu o sobrestamento da pauta”, disse.

 

“Agora, me admira os colegas aceitarem sentar pra ter conversa sobre a saúde de Mato Grosso sem a oposição. Quer dizer que nós cinco não somos nada? Não podemos sequer ser convidados para debater o futuro do nosso Estado? fomos eleitos pra que?”, questionou ela.

 

A parlamentar sugeriu ainda que os colegas passem a discutir formas de conseguir recurso novo para a Saúde.

 

“Ontem debatíamos na CCJ, o aumento do repasse, uma PEC subindo de 12% para 15% o repasse da Saúde. Essa Casa está na hora de começar a ter coragem debater temas como esse, isso significa aumento R$ 400 milhões. Essa é uma atitude que traz mudanças”, disse.

 

Assessoria

Dilmar DalBosco

O líder do Governo, Dilmar Dal Bosco, não quis polemizar sobre pedido: "normal, vamos respeitar"

“Estamos pedindo, estamos implorando e não é só a oposição: senta e resolva a questão da Saúde. Quando se tem gente morrendo não da pra gastar em outra coisa”, concluiu.

 

“Pedido normal”

 

O líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (DEM) disse ver com normalidade a decisão da oposição.

 

“Tudo bem. Acho normal, qualquer deputado pode pedir o sobrestamento a qualquer momento. Mas o que produz para melhorar? Não sei. Não vi nenhuma iniciativa que possa melhor. Agora, é um direito e vamos respeitar. Vamos por os vetos pra votar e assim que terminar vamos apreciar os projetos”, disse.

 

“Sobre o empréstimo para o VLT, está em tramitação na Comissão de Fiscalização para dar o parecer. Travou a pauta, vamos respeitar e aguardar”.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Base e oposição criticam situação da Saúde e podem “trancar” pauta

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

marciel sousa de jesus  24.05.17 20h09
So acho bonito quando dizem "Temos que agir aqui nessa Casa em prol do povo mato-grossense" Muito lindo pena que falam
3
1