Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Setembro de 2025
DEPOIMENTO À PF
16.03.2023 | 09h35 Tamanho do texto A- A+

Detida por vandalismo diz que viagem foi "bancada" por deputada de MT

Idosa revelou que viagem e alimentação eram gratuitos; ela foi detida por invadir Congresso

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A deputada Bolsonarista, Coronel Fernanda citada pela aposentada

A deputada Bolsonarista, Coronel Fernanda citada pela aposentada

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A aposentada Gizela Cristina Bohrer, de 60 anos, que foi detida por participar dos atos de 8 de janeiro em Brasília, revelou em depoimento à Polícia Federal que a viagem de Mato Grosso à Capital do País teve, entre os organizadores, a deputada federal Coronel Fernanda (PL).

 

O depoimento foi revelado pelo colunista Aguirre Talento, do site UOL, nesta quinta-feira (16).

 

Segundo a publicação, Gizela é moradora de Barra do Garças e disse à PF que, no dia 7 de janeiro, véspera do ato que resultou na destruição das sedes dos Três Poderes, saiu rumo à Capital Federal em uma caravana da deputada.

 

Também estavam entre os organizadores do grupo a ex-candidata a deputada federal Analady Carneiro da Silva (PTB-MT), e o ex-candidato a deputado estadual Rafael Yonekubo (PTB-MT), que ficou como suplente.

 

"Os três coordenam grupos de WhatsApp e organizam caravanas para Brasília há dois anos; que tais caravanas tinham por objetivo o apoio ao então presidente Bolsonaro, tais como fizeram por ocasião dos desfiles de 7 de setembro e 15 de novembro de 2021 e 2022", contou a idosa à PF.

 

Tais caravanas tinham por objetivo o apoio ao então presidente Bolsonaro, tais como fizeram por ocasião dos desfiles de 7 de setembro e 15 de novembro de 2021 e 2022

"Todo mundo que vem nesses ônibus vem de graça e recebe todas as refeições de graça", afirmou. 

 

De acordo com a reportagem, além de citar os nomes deles, Gizela apresentou em seu depoimento os números de telefones dos três, que ainda são usados por eles.

 

Ao ser detida, a idosa teve seu celular apreendido e forneceu a senha aos investigadores, para permitir o aprofundamento das investigações.

 

Conforme a reportagem do UOL, essa é a primeira vez na investigação dos atos que parlamentares foram citados como possíveis organizadores das caravanas do 8 de janeiro.

 

Outro lado

 

A deputada federal e os outros citados pela aposentada como organizadores negaram ter participação no fretamento de caravanas para o dia 8 de janeiro.

 

Coronel Fernanda admitiu ter organizado em outra ocasião, mas que nada tem a ver com os atos de 8 de janeiro. 

 

"Em anos anteriores, quando tivemos aqueles primeiros movimentos, como do 7 de setembro, todos nós ajudamos, mas em 2023, não. Não tenho participação e nem sei quem é essa pessoa que está falando", afirmou ao UOL.

 

Já Analady Carneiro disse ter viajado para Brasília em outras oportunidades, mas também negou ter participado da ação daquele dia. “Ela se confundiu”, disse.

 

Rafael Yonekubo também negou atuação na organização. “Não fui nem organizei nada. Era meu casamento no dia 7 (de janeiro) e como eu já era alvo do ministro Alexandre de Moraes, não mexi com mais nada", disse.

 

Analady e Rafael já haviam sido alvo da Polícia Federal em dezembro passado em uma operação contra envolvidos em manifestações que incluem bloqueios em rodovias e pedidos de golpe militar.  

 

Leia mais sobre o assunto:

 

"Nunca fui a favor de fechar estrada, meter fogo”, diz alvo da PF

 

Manifestantes invadem áreas do Congresso, Planalto e STF

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Armindo de Figueiredo Filho  16.03.23 17h50
ORA BOLAS!!!!!Bem vinda será a CPMI para esclarecer os fatos e ACABAR DE VEZ (com essas palhaçadas, e com essas narrativas oposicionistas (PT,PSOL,REDE, PSL e outros......). Não adianta os esquerdopatas espernear... ela será automática de acordo com o regimento Interno. A verdade virá à TONA! Daí o surgimento do "toma lá dá cá" desse DESGOVERNO e o desespero do "Nine Fingers" para comprar os parlamentares através de suas emendas (60 milhões...) e outras cositas mais.. (cargos em segundo escalão... e por aí vai ....) para retirarem as suas respectivas assinaturas. Provas???A internet está RECHEADA. Sabem PORQUE??? Porque esse DESGOVERNO pode sucumbir. Pode cair de vez!!! Tá tirando o sono dos esquerdopatas... Na realidade estão tendo dificuldades para BARRAR essa CPMI, que com certeza vai acontecer . PROVAS???Tá tudo na Internet. São Provas CONTUNDENTES, pilhas e mais pilhas de vídeos, documentos fartos etc... mostrando quem realmente foram os terroristas e quem praticaram realmente o vandalismos que estiveram nos locais das depredações com quase duas (02) horas de antecedência antes da descida dos patriotas. O país em sua maioria sabe quem foram... Há centenas e dezenas de vídeos em plataformas digitais com suas ramificações mostrando os INVASORES. O Senhor Marcos Do Val (PODE) e tantos outros apresentarão todas elas... Aguardemos!!!! O resto é só FUMAÇA!!! Sem mais delongas!!!!!Fim de Papo ......
6
7
Samuel  16.03.23 14h01
Tchau deputada, graças a Deus seu mandato vai durar pouco!
13
7
Orivaldo   16.03.23 13h30
Isso e a ponta do iceberg.muito me admira o ex presidente não pedir que acabassem os acampamento nos quartéis.
12
6
Valdeci   16.03.23 11h36
A cpmi vai mostrar a verdade,inclusive quem tá pagando essas pessoas agora para incriminar a turma da direita!
9
13
Marcos  16.03.23 10h28
Essa Coronel Fernanda está mostrando a que veio. Tem que ser investigada.
13
6