Cuiabá, Sábado, 1 de Novembro de 2025
OPERAÇÃO NO RIO
01.11.2025 | 14h40 Tamanho do texto A- A+

Esquerda aciona STF por ação: 'Matou mais do que prendeu'

PT, PSOL e PCdoB endereçaram o documento ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator da ADPF das Favelas

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ilustração

DO UOL

Partidos de esquerda protocolaram nesta sexta-feira (31), em caráter de urgência, uma petição no STF (Supremo Tribunal Federal) em que pedem providências em relação ao que chamaram de graves "violações de direitos humanos" durante a megaoperação realizada na última terça-feira, no Rio. 

 

PT, PSOL e PCdoB endereçaram o documento ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator da ADP 635, conhecida como ADPF das Favelas. Patidos afirmaram que a megaoperação foi "uma das maiores tragédias da política pública de segurança pública do estado fluminense —senão a maior".

 

Autores citaram números da operação para justificar a petição. A operação policial contra integrantes do Comando Vermelho, nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade, resultou em 121 mortos (sendo 4 policiais) e 113 presos.

 

De acordo com o documento, o estado estaria impondo "medidas que visam dificultar o acesso aos corpos".

 

As siglas ainda reportaram condições insalubres no IML (Instituto Médico-Legal) e intimidação de familiares das vítimas por agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia