Cuiabá, Quarta-Feira, 2 de Julho de 2025
BADERNA NA SAÚDE
03.01.2023 | 17h30 Tamanho do texto A- A+

"Interventor achou coisas 10 vezes piores que falta de remédios"

Governador não revelou quais seriam as irregularidades; ele aguarda a formalização dos achados

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que vai se reunir com interventor

O governador Mauro Mendes, que vai se reunir com interventor

CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) afirmou, nesta terça-feira (3), que o interventor Hugo Fellipe Lima encontrou irregularidades "10 vezes mais graves" do que a falta de médicos e remédios na Saúde Pública de Cuiabá.

 

Lima, que é procurador do Estado, foi nomeado por Mendes para comandar a Saúde da Capital após decisão do desembargador Orlando Perri, no dia 28 de dezembro, determinando a intervenção na Pasta.

 

A Secretaria tem sido alvo de denúncias de falta de médicos, falta de medicamentos, comprimidos vencidos e até atrasos salariais. Mendes contou que Hugo lhe confidenciou ter encontrado fatos piores do que os já estampados na imprensa.

 

“Isso de estar faltando médico e medicamento vocês já noticiaram”, disse, dirigindo-se aos jornalistas. “Ele já me adiantou outras coisas que são 10 vezes mais graves. Mas o Mauro Mendes é um bom guardador de segredo, não vaza informação”, brincou.

 

O governador afirmou que dará transparência às supostas irregularidades assim que o interventor formalizar o que foi encontrado.

 

“Eu não vou ficar esparramando. Preciso que ele oficialize isso, escreva e assine embaixo. Preciso que ele faça um relatório primeiro aos órgão de controle, ao Judiciário. E depois, obviamente, iremos publicizar”, afirmou.

 

Reunião

 

O governador ainda revelou que terá uma reunião com Lima no início da noite desta terça, quando vão tratar da intervenção.

 

“Como eu indiquei o interventor, tenho responsabilidade direta. Então estou me dedicando a fazer esse acompanhamento e hoje, no final do dia, terei uma reunião com o interventor para que ele possa me trazer o primeiro relato dos primeiros achados, providências...”, revelou.

 

A intervenção

 

O desembargador Orlando Perri determinou a intervenção do Estado na Saúde da Capital no último dia 28 de dezembro. Na prática, a determinação tira a administração do setor das mãos do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a entrega ao Governo do Estado por seis meses. 

 

Logo após a decisão, o governador Mauro Mendes (União) nomeou Hugo Fellipe Lima como interventor. 

 

“O interventor deverá apresentar, no prazo de 15 [quinze] dias, um plano de intervenção – com os nomes dos cointerventores [se for o caso] –, contendo as medidas que adotará, bem como apresentar relatórios quinzenais sobre as providências tomadas”, determinou Perri.

 

O desembargador ainda alertou que, caso Emanuel ou secretários, ofereçam qualquer embaraço a instalação do novo comando a Saúde, “será considerado como crime de desobediência e, conforme o caso, de responsabilidade, além de eventual improbidade administrativa”.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Interventor manda todos os servidores se recadastrarem até sexta

 

Perri decreta intervenção e tira Saúde das mãos de Emanuel

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

hebert santos  04.01.23 08h46
A empresa cuiabana de saude publica não deposita fgts dos colaboradores do hmc e sao benedito há anos, além disso não deposita o inss, apenas recolhe o valor do salario. estamos com atraso de salario e alguns colegas estao passando fome
17
0
Tereza  03.01.23 19h13
Vai vir coisas cabulosas por aí, quem tem culpa no cartório já pode ir se preparando com bom advogado.
13
0
Graci O Miranda  03.01.23 18h10
BAIRRO BOA ESPERANÇA QUE TEM RUAS QUE SERVEM PARA ESCONDER MARGINAIS ? OS POLITICOS PRECISAM PENSAR NO POVO EM TUDO.....SAÚDE E MTO MAIS...NÓS PAGAMOS IMPOSTOS..MERECEMOS BEM-ESTAR..
9
0