Cuiabá, Terça-Feira, 23 de Dezembro de 2025
AFASTAMENTO
27.10.2018 | 14h04 Tamanho do texto A- A+

“Isso é tripudiar no momento de pós-eleição; não vai prosperar”

Líder do Governo disse acreditar proposta de Janaina será rejeitada pela Procuradoria da AL

Alair Ribeiro/MidiaNews

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Leonardo Albuquerque

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Leonardo Albuquerque

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Leonardo Albuquerque (SD), afirmou que não deve prosperar o pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB) de suas funções. 

 

O pedido de “impeachment” do tucano foi protocolado pela deputada Janaina Riva (MDB), que elencou ao menos dez crimes supostamente cometidos por ele, que foram relatados por Alan Malouf, em delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Para Leonardo, a proposta de afastamento pode ser vista como uma tentativa de “tripudiar” no momento de pós-eleição. Taques ficou em terceiro lugar, com 18,89% dos votos. Mauro Mendes (DEM), eleito governador, teve 58,81%.

 

“De forma alguma isso vai prosperar. A questão do caixa 2 a justiça está investigando, mas não há indícios nenhum de que a pessoa do governador recebeu propina ou tenha mandado emissários para tal. Isso é tripudiar no momento de pós-eleição”, disse ao MidiaNews.

 

O papel dela, cumpriu, cabe a nós estabelecer os pontos. Como os outros pedidos foram arquivados, a Procuradoria está vendo e deve ter o mesmo caminho

O parlamentar disse que Janaina cumpriu seu papel de deputada de oposição, mas que o pedido deve ter parecer da Procuradoria da Assembleia pelo arquivamento, assim como outros dois pedidos de afastamento dos quais o tucano foi alvo.

 

“A Janaina cumpriu o papel funcional dela de deputada. A Procuradoria vai analisar isso. O papel dela, ela cumpriu, cabe a nós estabelecer os pontos. Como os outros pedidos foram arquivados, a Procuradoria está vendo e deve ter o mesmo caminho. Não podemos aproveitar esse momento eleitoral para confundir a cabeça das pessoas e pregar o que não é verdade”, afirmou.

 

“Existe uma investigação do caixa 2 da campanha de 2014,por conta da delação que aconteceu. Isso está sendo investigado, o governador e os envolvidos na campanha vão estar judicialmente mostrando os contrapontos. Outra coisa é colocar em xeque o governador.  A pessoa do governador é honesta, ilibada e não há indícios jamais de que ele tenha recebido propina”, completou.

 

O pedido

 

Janaina apresentou o pedido de afastamento do governador na noite de terça-feira (23).

 

A delação de Malouf, condenado a 11 anos de cadeia por participação em esquemas envolvendo licitações na Seduc, serviu como base para o pedido.

 

Ela também pediu o julgamento do tucano por crime de responsabilidade, em sessão específica por um tribunal composto de cinco membros da Assembleia Legislativa e cinco desembargadores (mediante sorteio), sob a presidência do desembargador Rui Ramos, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

 

Dentre os principais pontos que sustentam o pedido de afastamento, segundo Janaina, estão caixa dois, em um esquema complexo de arrecadação de verbas para campanha eleitoral do exercício de 2014; esquema de desvio de verbas públicas, por meio de fraudes a licitações com início a partir da nomeação de Permínio Pinto à frente da Seduc; "extorsão" dos proprietários da cervejaria Petrópolis requerendo valores pecuniários, para assegurar a manutenção anticompetitiva de benefícios fiscais recebidos pela empresa.

 

Ela citou ainda a prática de caixa três; fraude em contrato de fornecimento de combustível mediante dispensa de licitação com valores estratosféricos; manutenção de esquema de propina iniciado na gestão Silval Barbosa com empresa de empréstimos consignados.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Botelho não vê sentido em afastamento, mas Procuradoria analisa

 

Janaina elenca dez supostos crimes e pede afastamento de Taques

 

Janaina diz que apresentará pedido de afastamento de Taques

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia