Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025
POLÊMICA DO RGA
29.04.2016 | 10h26 Tamanho do texto A- A+

“Não recebemos nenhuma manifestação de greve”, diz Taques

Reunião entre Governo e Fórum acontece em maio; segundo secretário ainda não há posição definida

Marcus Mesquita/MidiaNews

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques disse que ainda não há manifestação de possível greve

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques disse que ainda não há manifestação de possível greve

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmou que, até o momento, nenhum dos sindicatos que representam o funcionalismo público do Estado admitiu diretamente ao Governo a possibilidade de deflagração de greve.

 

As manifestações de possíveis paralisações no serviço público começaram a surgir após a polêmica envolvendo o pagamento da reposição inflacionária (Revisão Geral Anual).

 

Até o momento, ainda não há uma garantia por parte do Executivo de que a reposição referente à inflação do ano anterior será paga em maio, conforme prevê a legislação estadual.

 

Em assembleia realizada no último dia 18, servidores públicos que integram a carreira de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado – que engloba seis mil servidores – admitiram a possibilidade de greve, caso o pagamento do RGA não ocorra.

 

“Pra nós, do Governo, pelo menos na Casa Civil, não chegou nenhuma manifestação de sindicatos que podem entrar em greve”, disse o secretário Paulo Taques.

 

“Cada dia com sua agonia. Quando definirmos o pagamento do RGA, se alguma categoria entrar em greve, aí nós avaliamos. A greve é um direito nesse país, assim como é um direito dos governos, se a greve for ilegal, levar o assunto ao Judiciário”, completou o secretário.

 

Estamos avaliando e analisando todas as formas de tratar o RGA com a importância que ele merece, mas ainda não temos uma posição definida

Ainda de acordo com Taques, uma nova reunião com o Fórum Sidical será realizada nos primeiros dias do mês de maio.

 

Por enquanto, o Governo ainda estuda as possibilidades de acrescer aos salários dos servidores – conforme previsto em lei - o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a dezembro de 2015, que foi de 11,27%.

 

“Já há uma reunião agendada com o Fórum para o inicio de maio, talvez, nessa reunião, já possamos dar uma resposta definitiva. Por enquanto, mantenho o que eu disse outras vezes, estamos avaliando e analisando todas as formas de tratar o RGA com a importância que ele merece, mas ainda não temos uma posição definida”, concluiu o chefe da Casa Civil.

 

Servidores cobram pagamento

 

Após reunião realizada no início do mês de abril, o sindicalista Gilmar Brunetto afirmou que o Fórum Sindical, que representa os servidores públicos do Estado, não vai abrir mão do pagamento da reposição.

 

“Vamos ter uma nova reunião com o Governo e eles vão apresentar a situação. Ainda não temos a confirmação de não-pagamento. Mas o Fórum já tomou a decisão de que não vai abrir mão da RGA”, afirmou.

 

“A nossa estratégia é ouvir a proposta do Governo. Em seguida, cada entidade faz sua assembleia e, posteriormente, fazemos uma assembleia-geral de todos os servidores públicos. Mas não vamos abrir mão, de jeito nenhum, e vamos batalhar para receber essas perdas”, reiterou.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Sindicato com 6 mil filiados cobra reposição e já admite greve

 

“Qualquer notícia sobre RGA, neste momento, é especulação”

 

Servidores não abrem mão do pagamento da RGA, diz sindicalista

 

Governo ainda avalia números e não sabe se irá pagar RGA

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
14 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

florisvaldo nonato da silva  06.05.16 17h05
sempre quem paga o pato das imcompetência dos governantes é o povo.temos que dar um basta nessa situação.Ao povo o que é de direito.
0
0
M. Rosa  06.05.16 11h44
Não recebeu, mas vai receber! #AguardeEconfie #CorrupçãoNÃO #RGAsim #GreveGeralJá
1
0
Claudia  30.04.16 13h10
vou falar a verdade esse Governador trata os Servidores Públicos como CACHORRO/não tem respeito por eles.
15
0
Veneranda  30.04.16 11h14
No ano de 2015, os procuradores do Estado ficaram fora do parcelamento. Receberam integral, e a lei da reposição inflacionária só foi publicada após o pagamento da segunda parcela, para ninguém saber ou questionar a injustiça.
25
0
Roger  29.04.16 20h18
Já pensou se a população der a desculpa da crise, ir na onda e não pagar seus impostos, aí lascou em!!! Muitos se enganam também a respeito dos funcionários públicos, a grande maioria trabalha muito além de suas cargas horárias, muitos tiram dinheiro do bolso pra compra copos descartáveis, água mineral, papel Igiênico e assim vai, por que na repartição não tem!!!
34
1