Cuiabá, Sábado, 13 de Dezembro de 2025
EM NEGOCIAÇÃO
12.04.2016 | 17h32 Tamanho do texto A- A+

“Qualquer notícia sobre RGA, neste momento, é especulação”

Representantes do Fórum Sindical já afirmaram que não abrem mão do pagamento

Marcus Mesquita/MidiaNews

O secretário Paulo Taques disse que Governo analisa comportamento do caixa do Estado

O secretário Paulo Taques disse que Governo analisa comportamento do caixa do Estado

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmou que o Governo está analisando, diariamente, o comportamento da receita do Estado como forma de buscar uma alternativa para o pagamento da reposição inflacionária (a Revisão Geral Anual) dos servidores públicos estaduais.

 

Conforme a legislação, no mês de maio, o Governo deve dar a reposição referente à inflação do ano anterior. Portanto, os salários deverão ser acrescidos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de janeiro a dezembro de 2015, que foi de 11,27%.

 

No entanto, segundo Paulo Taques, ainda não há qualquer definição sobre o pagamento da reposição aos servidores.

 

“Estamos vendo esse cenário econômico com muita preocupação. Estamos analisando todas as questões financeiras. É certo que o Governo tem vontade, mas ainda não decidiu sobre pagamento de RGA”, disse o secretário.

 

“Neste momento, qualquer notícia que se dê sobre o RGA é pura especulação. Estamos avaliando, discutindo e apresentando todas essas avaliações ao Fórum Sindical”, completou.

 

Ainda segundo Taques, não está descartada, inclusive, a possibilidade de parcelamento no pagamento do RGA, tal como ocorreu no ano passado.

 

Neste momento, qualquer notícia que se dê sobre o RGA é pura especulação. Estamos avaliando, discutindo e apresentando todas essas avaliações ao Fórum Sindical

Na ocasião, o Estado parcelou em duas vezes a correção de 6,22% da folha de pagamento referente à inflação de 2014.

 

“Acho que tudo está no campo das possibilidades e todas as possibilidades devem ser analisadas. O governador Pedro Taques determinou aos sectários que todos façam um esforço no sentido de conter mais ainda os gastos, cortar mais ainda as despesas para que possamos efetivamente cumprir com essas obrigações”, afirmou.

 

“Nenhum Governo pode ter vontade de não pagar o direito de um servidor. Nós, neste momento, estamos avaliando os cenários financeiros. Todas as decisões que forem tomadas serão informadas ao Fórum Sindical, em primeira mão, pois o servidor tem que saber aquilo que foi decidido sobre seu salário e sobre seus benefícios”, disse Taques.

 

Explicações na Assembleia

 

O chefe da Casa Civil confirmou que, nos próximos dias, o secretário de Gestão, Julio Modesto irá a Assembleia Legislativa prestar esclarecimentos acerca do pagamento do RGA.

 

“Ele recebeu o ofício e, dentro dos dez dias estipulado, estará agendando aqui na Casa essa data para prestar informações”, disse.

 

O comparecimento de Modesto atende a um requerimento apresentado pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) e que foi aprovado pelos demais parlamentares.

 

“O próprio secretário deu declarações praticamente afirmando que este ano não será possível pagar uma das maiores conquistas salariais do servidor público. Não podemos admitir esse retrocesso”, afirmou Emanuel.

 

Servidores cobram pagamento

 

Após reunião realizada na última semana, o sindicalista Gilmar Brunetto afirmou que o Fórum Sindical, que representa os servidores públicos do Estado, não vai abrir mão do pagamento da reposição.

 

“Vamos ter uma nova reunião com o Governo e eles vão apresentar a situação. Ainda não temos a confirmação de não-pagamento. Mas o Fórum já tomou a decisão de que não vai abrir mão da RGA”, afirmou.

 

Questionado se pode haver uma greve geral, Brunetto disse que cada sindicato, após o posicionamento do Governo, vai decidir isso em uma assembleia-geral.

 

“A nossa estratégia é ouvir a proposta do Governo. Em seguida, cada entidade faz sua assembleia e, posteriormente, fazemos uma assembleia-geral de todos os servidores públicos. Mas não vamos abrir mão, de jeito nenhum, e vamos batalhar para receber essas perdas”, disse.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Servidores não abrem mão do pagamento da RGA, diz sindicalista

 

Governo ainda avalia números e não sabe se irá pagar RGA

 

Governo diz não ter como repor perdas salariais de servidores

 

Pagamento a servidores dependerá da receita, afirma secretário

 

Taques: pagamentos serão feitos no último dia útil de cada mês

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

pedro  13.04.16 15h16
Hoje no Diario Oficial o Governador de olha na LRF, exonerou Cinco Servidores comissionados... Isso é que e Governador Responsavel... Ops... Logo abaixo, Não só nomeou os Cinco Comissionados, como momneou mais dez... Transformação...Pague os nossos direitos Governador... RGA Integral...
2
0