Cuiabá, Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025
AVALIA MT
10.10.2025 | 10h07 Tamanho do texto A- A+

Avaliação Somativa mobiliza escolas e reforça gestão por resultados na educação pública

Até 17 de outubro, estudantes participam do diagnóstico educacional que guia políticas, valoriza profissionais e garante transparência na educação

Secom-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

Até o dia 17 de outubro, escolas de todas as regiões de Mato Grosso seguem participando da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação Educacional de Mato Grosso (Avalia MT), iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

 

As avaliações começaram no último dia 6.

 

De acordo com a Seduc, a ação mobiliza estudantes das redes estadual e municipais, consolidando-se como uma das principais ferramentas de monitoramento da aprendizagem e da qualidade da educação pública no estado.

 

Para a rede estadual de ensino, em 2025, a avaliação ganha ainda mais relevância, por estar integrada às metas de desempenho estudantil e aos mecanismos de valorização docente e de investimento educacional.

 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que mais do que um levantamento em larga escala, o Avalia MT é parte de uma política estruturante da Seduc que tem como objetivo fortalecer a aprendizagem e aperfeiçoar a gestão escolar baseada em evidências.

 

“Os resultados da avaliação permitem compreender o desempenho dos estudantes nas áreas avaliadas, identificar fragilidades pedagógicas e direcionar estratégias de intervenção para a melhoria contínua do processo de ensino”, completou ele.

 

O secretário reforça que o Avalia MT é um instrumento de diagnóstico, planejamento e tomada de decisão. Ele garante que as políticas educacionais do Governo de Mato Grosso estejam fundamentadas em dados reais, e não em percepções.

 

Ao apostar em uma educação pública orientada por evidências, Mato Grosso se destaca no cenário nacional por alinhar avaliação, valorização profissional e políticas de investimento em um mesmo sistema integrado.

 

“O Avalia MT é, portanto, uma iniciativa que ultrapassa os limites da sala de aula. Fortalece a transparência, estimula o compromisso coletivo e reforça a responsabilidade social da escola com a aprendizagem dos estudantes”, conclui.

 

Impactos diretos

 

Os resultados obtidos pelos estudantes da rede estadual têm impacto direto na Gratificação por Eficiência e Resultado (GR), mecanismo que valoriza os profissionais da educação com base no desempenho coletivo das escolas.

 

Já nas redes municipais, os resultados são utilizados para compor o ICMS Educação, indicador que mede a qualidade da educação local e influencia na distribuição de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

Para a Seduc, essa relação entre desempenho e investimento representa um incentivo à gestão educacional responsável e ao compromisso com a aprendizagem. “O objetivo é apoiar e reconhecer os municípios que avançam na qualidade do ensino”, reforça Alan Porto.

Gestão e equidade

 

O Avalia MT consolida um modelo de avaliação diagnóstica e somativa que possibilita o acompanhamento da evolução dos estudantes ao longo do ano letivo e ao final das etapas de ensino.

 

Com base nos dados coletados, escolas e gestores podem comparar desempenhos, estabelecer metas e planejar ações pedagógicas mais assertivas.

 

Além disso, os resultados contribuem para a redução das desigualdades educacionais, permitindo identificar quais escolas ou regiões necessitam de maior apoio técnico e formação continuada.

 

A partir desses diagnósticos, a Seduc planeja intervenções personalizadas, garantindo que cada estudante, independentemente do local onde estuda, tenha as mesmas oportunidades de aprender.

 

Para assegurar a lisura, a confiabilidade e a padronização do processo, a Seduc estruturou uma operação logística em todo o estado.

 

Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e os 142 municípios contam com equipes de coordenação contratadas pelo CAEd, responsáveis por organizar, acompanhar e garantir que as aplicações ocorram de forma adequada e dentro dos protocolos estabelecidos.

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