Cuiabá, Domingo, 23 de Novembro de 2025
RESUMO DA SEMANA
23.11.2025 | 09h18 Tamanho do texto A- A+

Prisão de médico, reajuste para o TJ e ação de Mendes são destaques

Detenção durante atendimento no HBento, demarcação de terras indígenas e reajuste salarial no TJ marcam semana

Reprodução

Mauro Mendes, delegado Pablo Carneiro e Tribunal de Justiça

Mauro Mendes, delegado Pablo Carneiro e Tribunal de Justiça

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

 A aprovação do reajuste salarial para os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), de 6,8%, marcou a semana. O reajuste foi votado de forma simbólica na Assembleia Legislativa de MT e segue agora para sanção do governador Mauro Mendes.

 

Outro tema que repercutiu foi a demarcação de terras indígenas (TIs) em Mato Grosso, anunciada durante a conferência climática da ONU. Mendes ingressou com uma ação no STF contra a demarcação, citando a institucionalidade e a ausência de comprovação de ocupação indígena na nova área até 5 de outubro de 1988.

 

Já na área policial, o delegado Pablo Carneiro deu voz de prisão a um médico no Hospital HBento. O profissional foi encaminhado à delegacia e liberado em seguida. O Conselho Regional de Medicina (CRM) afirmou que acionará a Corregedoria da Polícia Civil por suposto abuso de autoridade.

 

Veja os principais destaques da semana: 

 

Delegado dá voz de prisão a médico; CRM-MT aponta abuso de autoridade

 

O delegado Pablo Carneiro deu voz de prisão, na tarde de quarta-feira (19), a um médico residente que se apresentou como anestesista durante uma consulta realizada no Hospital HBento, em Cuiabá.

 

A ação ocorreu durante uma consulta particular do delegado com o médico. O profissional foi encaminhado à delegacia e liberado em seguida. Após a prisão, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) informou que irá ingressar com uma representação na Corregedoria da Polícia Civil contra o delegado, por suposto abuso de autoridade.

 

Leia mais

 

Delegado dá voz de prisão a médico ao se consultar em Cuiabá

 

CRM-MT diz que irá representar delegado por abuso de autoridade

 

Mendes vai acionar a Justiça contra a ampliação de Terras Indígenas


O governador Mauro Mendes (União) entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a demarcação de terras indígenas anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a COP30.

 

 

De acordo com o governador, a ampliação desrespeita diretamente o artigo 13 da Lei 14.701, que proíbe a expansão de terras indígenas já demarcadas. Entre as áreas previstas para ampliação estão a Terra Indígena Manoki — que passará de 46 mil hectares para 250 mil hectares —, a Terra Indígena Uirapuru, com cerca de 21,6 mil hectares, e a Terra Indígena Estação Parecis, com aproximadamente 2,1 mil hectares.

 

Leia mais 

 

Mendes diz que acionará Justiça contra novas demarcações de Lula

 

 

Deputados aprovam reajuste de 6,8% no salário de servidores do TJ

 

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de lei que concede reajuste de 6,8% na remuneração dos servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O texto segue agora para sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União), que já se mostrou contrário ao projeto, por temer um “efeito cascata” no funcionalismo público.

 

A proposta, aprovada durante votação simbólica na quarta-feira (19), prevê o reajuste salarial de cerca de 3,5 mil servidores do Judiciário, distribuídos em nove cargos, e terá impacto de R$ 42 milhões no orçamento do tribunal ainda este ano.

 

 

Leia mais  

 

Deputados aprovam aumento salarial de 6,8% aos servidores do TJ

 

Líder fala em impacto de R$ 2,6 bilhões e prevê veto de Mendes

 

 

Juíza dá prazo de 60 dias para prédio desocupar rua de Cuiabá 

 

Reprodução

Edifício Queen Elizabeth

Fachada do Edifício Queen Elizabeth

A juíza Célia Regina Vidotti negou o recurso e deu o prazo de 60 dias para que o Condomínio Edifício Queen Elizabeth desocupe uma via pública que foi incorporada ao edifício de luxo localizado na Avenida Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA, em Cuiabá.

 

O condomínio e os empresários Antônio Kato e Antônio Franciscato Sanches entraram com recurso, alegando que estavam em processo de regularização fundiária junto à Prefeitura de Cuiabá.

 

 

Apesar da justificativa, o Ministério Público Estadual (MPE) se manifestou contra o pedido do condomínio. Com isso, a juíza indeferiu o recurso e determinou a desocupação da via, além da demolição do muro e da cerca instalados no local.

 

Leia mais 

 

Juíza dá 60 dias para prédio de luxo desocupar rua em Cuiabá

 

Juíza determina que prédio de luxo desocupe via pública

 

Ossada de estudante desaparecida há 1 ano é encontrada em mata

 

A ossada da estudante de pedagogia Pâmela Gracielly da Silva Albuquerque, de 31 anos, foi encontrada na tarde desta terça-feira (18) em uma área de mata no município de Sinop (a 481 km de Cuiabá).

 

Pâmela estava desaparecida desde 25 de abril de 2023, quando foi vista pela última vez trafegando em sua motocicleta. O veículo foi localizado horas após o seu desaparecimento.

 

Leia mais  

 

Ossada de estudante que desapareceu há 1 ano é achada em MT

 

Família procura estudante de Pedagogia que sumiu há 15 dias

 

Irmã: “Coração está despedaçado; mais de 1 mês sem respostas”

 

Sumiço de estudante completa 1 ano: “Sinto falta todos os dias”

 

 

Templo da religião Quimbanda é destruído em Cuiabá

 

Reprodução

incêndio templo

Incêndio no templo

Um templo da religião Quimbanda foi destruído após um suspeito invadir o local, depredar, jogar gasolina e atear fogo na noite de sábado (15), em Cuiabá.

 

 

Em entrevista ao MídiaNews, a mãe de Santo Karine da Silva disse estar assustada com o ato e relatou que o suspeito seria um homem com quem ela quase fechou negócio na compra de um imóvel. A Polícia Civil investiga o caso.

 

Leia mais 

 

Templo de Quimbanda é invadido e incendiado em Cuiabá; vídeo

 

“Perdemos tudo, não sobrou nada”, diz mãe de santo após ataque

 

Prefeitura de Cuiabá repudia atentado contra templo Quimbanda

 

Arquiteta morre devido complicação no pós-parto e hospital abre sindicância

 

 

 A arquiteta e urbanista Larissa Pompermayer Ramos morreu na última terça-feira (18) após complicações no pós-parto, ocorrido no Hospital Municipal Euclides Horst, em Campo Novo do Parecis (402 km de Cuiabá).

 

 

Ela deu entrada na unidade de saúde no dia 2 de novembro, mas não apresentava dilatação suficiente para a realização do parto normal. Diante disso, o médico a orientou a passar por uma cesariana. Durante a recuperação, Larissa apresentou febre, dores no abdômen e precisou ser transferida para Tangará da Serra.

 

 

O médico responsável pela cesariana foi afastado de suas funções na unidade após a abertura de uma sindicância para apurar as circunstâncias da morte da arquiteta.

 

Leia mais 

 

Arquiteta de 29 anos morre após complicações no pós-parto em MT

 

Hospital afasta médico após morte de arquiteta de 29 anos em MT

 

 

Médica é oficializada pré-candidata ao governo de MT

 

Victor Ostetti/MidiaNews

Natasha Slesharenko

Natasha Slesharenko, pré-candidata

 A médica Natasha Slhessarenko foi oficializada como pré-candidata ao Governo de Mato Grosso pelo PSD. Filiada ao partido desde 2024, ela deve integrar a lista de candidatas nas eleições de 2026.

 

Natasha afirmou que terá como pauta central o combate à desigualdade social em sua tentativa de se tornar a primeira mulher a governar o estado. “Precisamos ter isso como grande meta: diminuir o abismo social e a desigualdade que se escancara à nossa frente”, declarou.

 

Leia mais 

 

Médica é oficializada pré-candidata: “Quero ser 1ª governadora de MT”

 

 

Filho de procuradora aposentada morre na Bolívia 

 

O técnico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Lupércio Leonel de Menezes, de 43 anos, filho da advogada e procuradora aposentada Cibelia Maria Lente, morreu na noite de segunda-feira (17) em uma fazenda na Bolívia.

 

 

Lupércio foi atingido por um tiro no olho direito. Ele estava com a namorada no momento do disparo. O caso está sob investigação.

 

Leia mais 

 

Filho de procuradora aposentada de MT é morto com tiro no olho

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia