LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Dentro de 20 dias, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) começará a promover mudanças significativas nas vias da Capital, a fim de facilitar o escoamento do trânsito pela região central, hoje superlotada por veículos que desviam das obras da Copa de 2014, principalmente, na Avenida Miguel Sutil.
Além de aumentar a fiscalização, com o acréscimo de mais 179 agentes de trânsito em atuação nas ruas desde segunda-feira (25), a pasta irá proibir estacionamentos ao longo do meio fio de algumas das principais ruas e avenidas de Cuiabá, bem como irá implantar o sistema binário (transformando ruas paralelas em vias de mão única).
Segundo informações da assessoria da SMTU, será proibido estacionar ao longo das avenidas Filinto Müller, Juliano Costa Marques, Estevão de Mendonça e José Monteiro de Figueiredo (antiga Lava Pés).
A intenção é liberar mais uma faixa de rolamento e, assim, facilitar o fluxo de veículos.
Em algumas vias, a proibição será apenas do lado esquerdo da pista, a fim de aumentar a segurança dos passageiro, para que, ao desembarcarem do veículo, desçam diretamente na calçada, e não na pista.
O sistema binário também irá ser implantado nas ruas e avenidas que apresentam um grande fluxo de veículos.
Dessa forma, vias que hoje funcionam em mão dupla irão ter apenas um sentido, enquanto a rua ou avenida paralela a ela será usada pelos motoristas que quiserem se dirigir no fluxo contrário.
Esse sistema será implantado, de imediato, nos bairros Cidade Alta, na Avenida Jornalista Alves de Oliveira com a Rua Luiz de Matos, e Duque de Caxias, nas ruas Marechal Floriano Peixoto com Cursino do Amarante e avenidas São Sebastião e Ipiranga.
A ideia da SMTU é dar vazão ao trânsito, congestionado com as interdições existentes na Perimetral.
Posteriormente, essas medidas também serão tomadas em outras vias da Capital. A pasta promete, também, aumentar as sinalizações verticais e horizontais nos locais em que os motoristas estarão proibidos de parar e estacionar.
Veículos de cargaA partir de julho, os caminhões de carga terão acesso restrito à área central de Cuiabá e também aos bairros que possuem rotas alternativas para as obras de mobilidade urbana do Mundial de 2014.
De acordo com a SMTU, veículos com peso total bruto de até 10 toneladas poderão trafegar por todos os locais.
Aqueles com peso acima de 10 toneladas e até 24 toneladas poderão circular apenas após as 20h em áreas como o Centro Histórico e as principais ruas e avenidas da Capital – a exceção será a região do Distrito Industrial, onde o trânsito continuará irrestrito.
Veículos com peso total bruto acima de 24 toneladas precisarão contar com autorizações especiais para trafegarem no conglomerado urbano, independentemente do horário escolhido.
A SMTU promete penalizar os motoristas que não respeitarem as novas regras com advertências, multa e, até mesmo, apreensão e remoção do veículo.
No caso de empresas que fazem uso do serviço, as penalidades chegam até à cassação dos alvarás de licença e funcionamento.
Segundo as informações, a sinalização com as medidas a serem observadas pelos caminhoneiros já passou a ser instalada na BR-163, próximo à entrada para Campo Verde, e na MT-251 (rodovia que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães).
Painéis também serão instalados nas rodovias dos Imigrantes, Palmiro Paes de Barros e no Trevo do Lagarto.
Equipes de fiscalização ficarão posicionadas na entrada da cidade para evitar que os caminhoneiros tenha acesso à área central. Para ajudar no controle de veículos, a SMTU vai solicitar o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
FiscalizaçãoAgora, as ruas da Capital já contam com a fiscalização de 234 agentes de trânsito, os “amarelinhos”, que irão autuar os motoristas que infringirem as determinações de trânsito, parando em locais não permitidos ou estacionando em cima de calçadas, impedindo, assim, a circulação de pedestres.
Além de fiscalizar os veículos de passeio, os agentes prometem também “ficar de olho” nos ônibus que circulam pela cidade, uma vez que os motoristas de transporte coletivo são conhecidos por infringirem leis de trânsito, circulando nas faixas do lado esquerdo, “trancando” cruzamentos ou parando nos locais não permitidos para embarque e desembarque de passageiros.
Dados da frotaSegundo a SMTU, Cuiabá possui uma frota de cerca de 320 mil veículos que, somados aos 120 mil com placas de Várzea Grande e outros milhares com placas de outros municípios e Estados, “incham” as vias do município, que possui malha viária capaz de suportar apenas 100 mil veículos.
Ao todo, cerca de 450 mil veículos transitam pelo município, o que, segundo um levantando da pasta, indicaria a existência de um veículo para cada 1,7 habitantes da Capital.