Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Após interdição de 5 dias, rotatória do Tijucal é liberada

No local, estão sendo construídos uma trincheira e um viaduto para o Mundial de 2014

Edson Rodrigues/Secopa

Rotatória do Tijucal: trevo teve o tráfego liberado na quarta-feira (26)

Rotatória do Tijucal: trevo teve o tráfego liberado na quarta-feira (26)

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A rotatória do Tijucal teve o tráfego liberado nesta semana, após passar cinco dias interditada para realização de obras de drenagem no local.

O trevo do Tijucal está localizado no entroncamento da BR-364 com as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Arquimedes Pereira Lima, onde está sendo construído um complexo viário – formado por um viaduto e uma trincheira –, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o Consórcio EEF – formado pelas empresas Engeponte, Empa e Funsolo –, o bloqueio do tráfego no local foi necessário para a realização do assentamento da tubulação da drenagem do Complexo do Tijucal, formado por uma trincheira e um viaduto.

A intervenção irá permitir um melhor escoamento da água durante o período chuvoso, diminuindo, assim, a ocorrência de acidentes na rodovia causados pelo acúmulo de água.

Edson Rodrigues/Secopa

Rotatória precisou ser interditada para realização de obras de drenagem

A obra


As obras no local começaram em agosto deste ano e estão previstas para ser concluídas e entregues até 31 de dezembro de 2013.

O Complexo do Tijucal está orçado em R$ 30,1 milhões e faz parte do pacote de Travessia Urbana previstos para Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014.

A obra promete desafogar o trânsito da região, melhorando a distribuição dos veículos para os bairros adjacentes e a visão de quem chega à cidade, vindo das regiões Sul e Sudeste do país.

A obra foi dividida em dois subtrechos. No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.

A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho.

O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa parte da obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

Travessia Urbana


O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado.

Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil (todos já em construção) e um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – este último, ainda em processo de licitação.



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Hernando Salazar Pacheco  28.12.12 16h30
Gostaria de saber como o VLT vai subir a rampa da Coronel Escolástico, junto ao morro da Luz. Há informações sobre um limite técnico de no máximo 4 graus de inclinação para esse tipo de transporte.
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