Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
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Avenida XV de Novembro será interditada para implantação do VLT

Tenente-Coronel Duarte, a Prainha, voltará a ter vias em mão dupla; confira o desvio

Thiago Bergamasco/MidiaNews

Avenida XV de Novembro: trânsito no local será alterado para implantação do VLT

Avenida XV de Novembro: trânsito no local será alterado para implantação do VLT

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O trânsito da região da Prainha irá mudar após as festas de fim de ano. Ficou marcada para o dia 7 de janeiro a interdição parcial da Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, que passará por obras de adequação da via e implantação dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O modal foi escolhido pelo Governo do Estado como a nova alternativa de transporte coletivo da população, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista ao MidiaNews, o assessor de Mobilidade Urbana da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Rafael Detoni, alertou para a mudança no fluxo de trânsito na Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), que deverá ser mantido, mesmo após a finalização das obras no local.

"A Avenida XV de Novembro terá a faixa central interditada, deixando uma faixa de rolamento de cada lado livre para acesso ao comércio", diz assessor da Secopa

Desvio


A interdição da XV de Novembro não será total, mas demandará a mudança do fluxo de veículos para a avenida paralela, que hoje apenas é usada por quem sai de Várzea Grande em direção a Cuiabá.

“A Avenida XV de Novembro terá a faixa central interditada, deixando uma faixa de rolamento de cada lado livre para acesso ao comércio. O fluxo de passagem dessa avenida será jogado de volta para a Prainha. Hoje, as duas pistas que ligam o camelódromo [Shopping Popular] até o Ginásio do Colégio São Gonçalo fazem um sentido só, em direção ao centro da cidade. Porém, após a interdição, uma delas voltará a fazer o sentido inverso, como era o trânsito antigamente”, explicou Detoni.

Essa mudança no trânsito da Prainha, inclusive, será mantida após a implantação do VLT, segundo o assessor.

“A Prainha vai voltar a operar em mão dupla. Primeiro, como desvio da Avenida XV de Novembro. Depois, como trânsito definitivo pós-VLT”, afirmou.

A obra


A Avenida XV de Novembro não irá ganhar obras de arte (viadutos, pontes ou trincheiras). Na via será implantada toda a infraestrutura do VLT, composta pela via permanente, rede aérea de tração e estações de transferência.

A instalação será feita no meio da via, onde hoje estão localizadas as faixas de rolamento (central e metade das duas adjacentes).

"A Prainha vai voltar a operar em mão dupla. Primeiro, como desvio da Avenida XV de Novembro. Depois, como trânsito definitivo pós-VLT", afirma Rafael Detoni

VLT na Prainha

O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da Avenida XV de Novembro.

A avenida terá duas estações de transferência. Uma será localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno).

A outra estação, uma plataforma de embarque e desembaque mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).

Operação do VLT


O metrô de superfície percorrerá 22,2 km, divididos em dois eixos.

O Eixo 1, que ligará a região do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, terá 15 km. Já o Eixo 2, que fará a ligação entre o Centro e a região do Coxipó, terá 7,2 km.

O novo modal será implantado em dois corredores estruturais do transporte coletivo e passará pelas avenidas João Ponce de Arruda e FEB (em Várzea Grande), e também pelas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Serão construídas 33 estações e três terminais de integração. O eixo 1 conta com 22 e o eixo 2 com 11 estações.

Até o momento, duas obras de arte desse pacote já foram iniciadas: a trincheira do KM Zero em Várzea Grande e o viaduto da UFMT, em Cuiabá. Os próximos canteiros de obras, já montados, são os de construção dos viadutos da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e da Sefaz, na Avenida do CPA.

O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução da obra.



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COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

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Daberson  06.01.13 08h52
Denis vc acredita que o VLT estará pronto até a copa? Tem gente que acredita em qualquer coisa, tipo coelho da pascoa, papai noel e o VLT pronto. Basta ver como vai o andamento da obra. O pior é que se fosse o BRT ja estaria quase pronto, agora com o VLT, alem de não ficar pronto, ainda tem o fto de que o povo vai ter de pagar a conta. Ja viu o que aconteceu com a Grecia depois das olimpiadas?
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Denis  26.12.12 19h22
Caro Rodolfo: O governo do Estado é incompetente? O que é competência pra você? Tempo hábil? Quando as obras deveriam ter começado? Vc não percebeu a tentativa de sabotagem contra o VLT ? Você é apenas mais um chorão. Quer as obras mais não quer barulho, poeira, caos. Gostaria de ver a tua cara quando o VLT começar a rodar. Vai reclamar da cor dos carros? Fica frio, mermão!
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Plinio Serpa Netto.  26.12.12 18h05
Como fica por exemplo,sera construida mais uma ponte sobre o rio Cuiabá??!Ou o VLT vai usar somente para si,uma das duas pontes?!(Julio Muller).
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Antônio carvalho  26.12.12 14h57
Estas modificações deveriam ser informadas constantementes pelos canais abertos de TV da cidade. Isto é o mínimo que se deve ser feito. O DETRAN não está sendo envolvido como deveria,porque?
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renato rodrigues  26.12.12 14h35
Estão interditando demais. obras praticamente paradas. a coisa não está andando. parece que é uma estrategia de interditar para mostrar que estão trabalhando.
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