LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Capital, deu início às obras para construção da Trincheira Luís Felipe e às escavações para instalação da via permanente do metrô de superfície, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).
As atividades tiveram início na semana passada na via, para obras como locação topográfica, remoção de interferências (como redes de fibra ótica e de água) e execução de travessias para transferência da rede de água da região.
Agora, os motoristas que passam pela avenida devem se redobrar a atenção. Isso porque, além do estreitamento da pista em alguns trechos, há máquinas pesadas circulando na via, além de muita poeira, o que dificulta a visibilidade no trânsito.
Via permanenteNo último sábado (3), teve início a remoção dos canteiros centrais para a implantação da via permanente.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
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Faixa avisa sobre realização de obras na pista; congestionamento é grande na via
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O primeiro trecho em obras está localizado entre a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e o Viaduto da Miguel Sutil, nas proximidades do prédio da Polícia Federal.
Nesse trecho, houve estreitamento da pista no sentido CPA-Centro, com uma faixa de rolamento bloqueada para o trânsito.
Em outros trechos da via já estão sendo realizadas atividades de remoção de interferências e execução de travessias, mas que não impactam no trânsito da região.
Trincheira Luís FelipeUma das 11 obras de arte que compõem o pacote de obras do VLT, a Trincheira Luís Felipe terá 340 metros de extensão por 32 metros de largura e está sendo construída próximo à rua de mesmo nome e do Viaduto da Sefaz.
Atualmente, 40 homens trabalham nessa obra, atuando na remoção de interferências e execução da fundação da trincheira (cravamento de estacas).
Por enquanto, não será necessária a implantação de rotas alternativas no local, apenas estreitamento da pista.
Por isso, desde a manhã desta segunda-feira (5), foi feita uma leve intervenção no trânsito, no sentido Centro-CPA, com a interdição de uma faixa de rolamento junto à calçada.
O trecho bloqueado tem cerca de 1 km de extensão e está localizado entre a Avenida Senegal (que dá acesso ao bairro Terra Nova) e a rotatória localizada próximo ao Supermercado Comper.
Depois de pronta, a trincheira deverá ser constituída da via permanente para passagem do VLT e três faixas de rolamento por sentido para o tráfego geral dos veículos.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
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Trincheira Luís Felipe começou a ser construída na Avenida do CPA
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Sobre a trincheira será construída uma rotatória, que deverá ser usada para conversão e acesso à Rua Luís Felipe (sentido Rodoviária de Cuiabá) e em direção ao bairro Terra Nova.
O VLTO consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
Orçada em R$ 1,477 bilhão, o pacote para implantação do VLT na Grande Cuiabá prevê não apenas a instalação do modal e a construção dos vagões, como também a construção de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.
Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Segundo o Governo do Estado, a obra deve ser entregue antes da Copa do Mundo, em 13 de março de 2014.