Cuiabá, Terça-Feira, 5 de Agosto de 2025
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Consórcio inicia as obras do VLT na Avenida do CPA

Via permanente do sistema e trincheira estão sendo construídos na Capital

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Consórcio já deu início à implantação da via permante na Avenida do CPA

Consórcio já deu início à implantação da via permante na Avenida do CPA

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na Capital, deu início às obras para construção da Trincheira Luís Felipe e às escavações para instalação da via permanente do metrô de superfície, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

As atividades tiveram início na semana passada na via, para obras como locação topográfica, remoção de interferências (como redes de fibra ótica e de água) e execução de travessias para transferência da rede de água da região.

Agora, os motoristas que passam pela avenida devem se redobrar a atenção. Isso porque, além do estreitamento da pista em alguns trechos, há máquinas pesadas circulando na via, além de muita poeira, o que dificulta a visibilidade no trânsito.

Via permanente


No último sábado (3), teve início a remoção dos canteiros centrais para a implantação da via permanente.

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Faixa avisa sobre realização de obras na pista; congestionamento é grande na via

O primeiro trecho em obras está localizado entre a sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e o Viaduto da Miguel Sutil, nas proximidades do prédio da Polícia Federal.

Nesse trecho, houve estreitamento da pista no sentido CPA-Centro, com uma faixa de rolamento bloqueada para o trânsito.

Em outros trechos da via já estão sendo realizadas atividades de remoção de interferências e execução de travessias, mas que não impactam no trânsito da região.

Trincheira Luís Felipe

Uma das 11 obras de arte que compõem o pacote de obras do VLT, a Trincheira Luís Felipe terá 340 metros de extensão por 32 metros de largura e está sendo construída próximo à rua de mesmo nome e do Viaduto da Sefaz.

Atualmente, 40 homens trabalham nessa obra, atuando na remoção de interferências e execução da fundação da trincheira (cravamento de estacas).

Por enquanto, não será necessária a implantação de rotas alternativas no local, apenas estreitamento da pista.

Por isso, desde a manhã desta segunda-feira (5), foi feita uma leve intervenção no trânsito, no sentido Centro-CPA, com a interdição de uma faixa de rolamento junto à calçada.

O trecho bloqueado tem cerca de 1 km de extensão e está localizado entre a Avenida Senegal (que dá acesso ao bairro Terra Nova) e a rotatória localizada próximo ao Supermercado Comper.

Depois de pronta, a trincheira deverá ser constituída da via permanente para passagem do VLT e três faixas de rolamento por sentido para o tráfego geral dos veículos.

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

Trincheira Luís Felipe começou a ser construída na Avenida do CPA

Sobre a trincheira será construída uma rotatória, que deverá ser usada para conversão e acesso à Rua Luís Felipe (sentido Rodoviária de Cuiabá) e em direção ao bairro Terra Nova.

O VLT


O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, é formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

Orçada em R$ 1,477 bilhão, o pacote para implantação do VLT na Grande Cuiabá prevê não apenas a instalação do modal e a construção dos vagões, como também a construção de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.

Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

Segundo o Governo do Estado, a obra deve ser entregue antes da Copa do Mundo, em 13 de março de 2014.
GALERIA DE FOTOS
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VLT na Avenida do CPA

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VLT na Avenida do CPA

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VLT na Avenida do CPA

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VLT na Avenida do CPA

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VLT na Avenida do CPA

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VLT na Avenida do CPA




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COMENTÁRIOS
16 Comentário(s).

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Anderson bastos  08.08.13 21h55
Não dá pra acreditar que a Avenida do CPA ficara as escuras com a obra o VLT.Sera que o Prefeito de Cuiabá não tem autoridade para exigir que a empresa antes de tirar todas as luminarias do canteiro central da avenida reponha novas luminarias nos postes das calçadas.É pra acabar a falta de planejamento destas obras.A prefeitura expediu o alvara para esta obra sem sinalização adequada? Sómente cones não são suficientes para a segurança dos usuarios daquela via.ACORDA PREFEITURA DE CUIABÁ.....
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cicero nunes da silva  08.08.13 13h49
nao acredito que nada ou nenhuma obra do gov do estado para a copa ficara pronta a tempo isso e como diz a biblia essas obra vieram somente para roubar matar e destruir roubar nosso dinheiro publico matar nossa esperança numa cuiaba melhor destruir nossas ja cabadas ruas por onde sao feito os desvios
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joão carlos  08.08.13 11h19
joão carlos, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Márcio  08.08.13 11h01
E o pior é que depois de pronto não poderemos cruzar a av do CPA em lugar nenhum com exceção do viaduto da SEFAZ. Os cruzamentos da Av do CPA com a Getúlio, com a Isaac Póvoas, com a Mato Grosso,Dom Bosco e outras ficarão trancadas se não fizerem um elevado.
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toninho  08.08.13 08h47
No meu comentário do dia 06 08 2013 me equivoquei citando a obra do viaduto da UFMT, eu quis me referir a ROTATÓRIA do ZERO KM. Quando será? no NATAL, 1º de JANEIRO de 2014 ?
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