LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O Consórcio VLT Cuiabá, em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), realizou alterações na rota alternativa implantada por conta das obras do Viaduto da MT-040. A mudança diminuiu o caminho alternativo a ser percorrido pelos condutores que seguem do Centro da Capital aos bairros da região do Coxipó.
O objetivo da alteração é permitir o acesso direto de caminhões e ônibus à Avenida Fernando Corrêa da Costa e reduzir o tráfego de veículos pesados nos bairros Nossa Senhora Aparecida e São José. Além disso, as mudanças atendem a uma demanda dos comerciantes e moradores da região.
MidiaNews
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Contorno em vermelho mostra o caminho a ser feito pelos motoristas a partir de hoje
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A partir de agora, até o dia 31 de janeiro, os motoristas que estiverem seguindo pela Avenida Fernando Côrrea da Costa deverão virar à direita na Rua 24 de Agosto, no bairro Vista Alegre (mais conhecida como a Rua da Policlínica do Coxipó) –
confira o mapa ao lado.
Nessa rua, os motoristas deverão virar à esquerda na Rua 13 de Maio, no mesmo bairro, seguindo até chegar à Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040). Em seguida, ao invés de cruzar a rodovia – como previa o desvio original –, os condutores deverão virar à esquerda, seguindo pela MT-040 até acessar, novamente, a Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Acessos bloqueadosO acesso que antes existia entre as ruas 13 de Maio, no bairro Vista Alegre, e a H-8, no bairro Nossa Senhora Aparecida, foi bloqueado, bem como o corte do canteiro central que antes existia no final da rota alternativa, saindo da Rua São José (ao lado do Motel Absinto) e auxiliando no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa.
Dessa forma, os motoristas que querem ir para o Centro da Capital são obrigados a seguir pela Avenida Fernando Corrêa e fazer o retorno na rotatória que dá acesso ao bairro Residencial Coxipó.
Algumas placas de sinalização já foram revisadas pelo Consórcio, a fim de orientar melhor os condutores. Além disso, os pontos de ônibus existentes nesse trajeto da Fernando Corrêa serão reativados.
AvaliaçãoDe acordo com a Secopa, o Consórcio VLT Cuiabá fará um estudo para viabilizar o acesso no perímetro das fundações do viaduto, alargando a pista para manter o fluxo de veículos no local e beneficiar os comerciantes e empresários localizados ao longo da avenida.
Divulgação
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Sinalização do desvio anterior está sendo refeita pelo Consórcio VLT Cuiabá
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Até o dia 31, uma avaliação será feita por equipes do Consórcio, a fim de saber se a rota em uso agora será mantida.
A obraO viaduto rodoferroviário – a exemplo da obra que já está sendo feita na avenida, na altura da rotatória de acesso à UFMT (Universidade Federal Mato Grosso) – pertence ao Eixo 2 do VLT (Centro-Coxipó).
A obra será erguida na altura do cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que liga Cuiabá ao Município de Santo Antônio do Leverger (27 km ao Sul).
O viaduto terá aproximadamente 445 metros e será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral e a via central permanente para a circulação do VLT.
Segundo o anteprojeto apresentado pelo Consórcio VLT Cuiabá, o vão livre entre a base do viaduto e as alças da rotatória (projetada no entroncamento da Avenida Beira Rio) deverá ser de 5,5 metros.
O objetivo, com esse espaço, é permitir a passagem de veículos de grande porte sob a base do viaduto.