Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA
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Fundação de viaduto em Várzea Grande atinge 85% de conclusão

Previsão é de obra seja entregue até setembro deste ano

Edson Rodrigues/Secopa

Obras do Viaduto da Dom Orlando Chaves avançam em Várzea Grande

Obras do Viaduto da Dom Orlando Chaves avançam em Várzea Grande

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) divulgou, nesta terça-feira (19), que os trabalhos da fase de fundação da obra do Viaduto da Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, já estão 85% concluídos. De acordo com a pasta, cinco eixos da fundação estão sendo executados, do total de seis que compõem a estrutura de sustentação do elevado.

Atendendo à determinação dada por fiscais do Ministério do Trabalho, durante vistoria realizada em janeiro deste ano, foram instalados tapumes e redes de limitação no entorno da obra, para limitar o acesso às pessoas autorizadas e evitar a ocorrência de acidentes.

Para ampliar as frente de trabalho na obra, a Avenida Dom Orlando Chaves precisará passar por intervenções de adequação do atual retorno, localizado no entroncamento das avenidas Miguel Sutil e FEB. Porém, não será necessária a instalação de rotas de desvio na região, porque a intervenção não irá interferir no fluxo de veículos do local.

Edson Rodrigues/Secopa

Obras do Viaduto da Dom Orlando Chaves: fundação está quase concluída

De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura e Desapropriações da Secopa, Alysson Sander, depois de pronta, a obra deverá auxiliar no conflito viário que existe naquela região.

“Com as obras de travessia urbana os conflitos no trânsito no encontro da Avenida Dom Orlando Chaves com a Avenida da FEB serão reduzidos consideravelmente e o fluxo veicular de Cuiabá e regiões vizinhas tendem a fluir com mais facilidade”, afirmou.

A obra


Com 153 metros de extensão, o viaduto da Dom Orlando Chaves está orçado em R$ 16,7 milhões e é executado pela construtora Sanches-Tripolini Ltda.

A obra inclui ainda a recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza (MT-444) até a entrada do bairro Cristo Rei, um trecho que totaliza 2,9 km de extensão.

A obra, que incialmente estava prevista para ser entregue em julho deste ano, teve o cronograma reajustado para setembro próximo.

O viaduto foi a última obra de arte do pacote de Travessia Urbana a ser licitada pela Secopa.

Travessia Urbana

O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado, na ordem de R$ 165 milhões.

O objetivo do acordo é construir obras que melhorem a capacidade e a segurança viária na Grande Cuiabá. As intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que englobam as avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, e FEB, em Várzea Grande.

Nessa parceria estão inclusas ainda a construção de três trincheiras e um viaduto na Avenida Miguel Sutil e do Complexo Viário do Tijucal, composto por uma trincheira e um viaduto, na Avenida Fernando Corrêa.



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