LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
O secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, retificou a data para início das inaugurações das obras de travessia e mobilidade urbana que estão sendo executadas na Grande Cuiabá.
Em entrevista exclusiva ao
MidiaNews, ele afirmou que a inauguração das obras, antes previstas para terem início em fevereiro deste ano, serão realizadas a partir de julho, tendo início pelo Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil.
“As inaugurações começam no mês de julho e, segundo o cronograma de entrega que montamos, que se inicia com a inauguração da obra do Viaduto do Despraiado. Mesmo que as obras estejam prontas e sendo utilizadas pela sociedade, não haverá inaugurações antes do mês de julho”, afirmou.
Mary Juruna/MidiaNews
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"Antes de julho, não haverá inaugurações de obras", diz secretário Maurício Guimarães
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Segundo o cronograma ao qual a reportagem teve acesso, doze obras já deveriam ter sido concluídas e recebidas pela Secopa até o mês de maio, sendo que oito delas são do pacote de mobilidade urbana e três integram o planejamento do entorno da Arena Pantanal.
De acordo com Guimarães, dentre essas intervenções, cinco já foram concluídas e recebidas, sendo que duas estão já em uso pela sociedade: a duplicação da Avenida Juliano Costa Marques (próximo ao Shopping Pantanal) e a ponte sobre o Rio Pari (que completa a obra de duplicação da Estrada da Guarita).
Viaduto do DespraiadoObra que integra o pacote de Travessia Urbana assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Governo do Estado, o Viaduto do Despraiado está sendo executada pelo Consórcio Atracon - formado pelas empresas Atrativa Engenharia e Constral Construtora – ao custo de R$ 18,9 milhões.
Com previsão de inauguração para maio deste ano, a obra sofreu atrasos de execução causados pela chuva, de acordo com a Secopa.
Segundo Guimarães, a obra de arte, em si, está pronta até o final deste mês, mas as adequações viárias que integram o projeto e permitem o acesso ao viaduto ainda devem ser finalizados.
“O viaduto em si estará pronto no final de maio. Como as chuvas demoraram muito a se encerrar, nós tivemos problemas de atraso nas obras das marginais, mas nesta semana já teve início a etapa de terra armada ali. Nós vamos entregar ele completo, inaugurado e pronto para uso em julho deste ano”, afirmou.
O secretário afirmou que a obra marcará o início da sequencia de inaugurações das demais obras, até o mês de dezembro deste ano – com exceção da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), previsto para março de 2014.
Com a obra inaugurada, a população já poderá usá-la, segundo Guimarães.
Edson Rodrigues/Secopa
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Duplicação da Avenida Juliano Costa Marques já foi concluída e recebida pela Secopa
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“A cada obra inaugurada, ela já poderá ser usada para que a gente possa, a cada entrega, ir minimizando os problemas que os motoristas têm enfrentado no seu ir e vir dentro da cidade”, disse.
O projeto do Viaduto do Despraiado compreende, além da construção da obra de arte em si, o alargamento da Avenida Miguel Sutil em alguns trechos e a restauração da pavimentação da via.
A obra inteira é de 1,8 km, do acesso à Rodoviária até a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal e engloba serviços de drenagem, pavimentação, sinalização e calçamento.
Duplicação da Av. Juliano Costa Marques
Orçada em pouco mais R$ 2,4 milhões, a obra de responsabilidade da Engeglobal Construções Ltda. foi concluída em 2012 e precisou ser refeita por não atender aos padrões de qualidade determinados em contrato (leia mais
AQUI).
Com previsão de entrega reajustado para fevereiro deste ano, a obra já foi concluída e recebida pela Secopa – sendo usada pelos motoristas – mas seguirá o cronograma de inaugurações estabelecidos pela pasta.
“Essa obra está concluída e nós vamos inaugurá-la depois que for inaugurada a obra do Viaduto do Despraiado. Ela já foi recebida e está sendo utilizada pela sociedade”, disse o secretário.
Ponte sobre o Córrego GumitáDe responsabilidade da empresa Base Dupla Serviços e Construção Civil Ltda, a obra já consta como concluída e recebida desde o início do ano pela pasta.
A construção da ponte custou pouco mais de R$ 863,6 mil, mas a obra não pode ser utilizada pela sociedade enquanto não for concluída outra obra: o prolongamento da Jurumirim – projeto que já foi contratado e rescindido por duas vezes.
Edson Rodrigues/Secopa
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A obra de pavimentação da Avenida Camboriú com a Rua Cabeceiras passa por reparos
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“Está concluída a obra da ponte. Mas a ponte não é utilizável enquanto não houver as vias de acesso à cabeceira da ponte, tanto de um lado quando do outro. E no caso ali, da obra da Jurumirim, nós tivemos problema com a construtora, rescindimos o contrato, licitamos novamente, tivemos que fazer nova rescisão. Agora a obra está sendo licitada pela terceira vez”, disse.
Segundo Guimarães, os trabalhos de prolongamento da Jurumirim já estão 50% concluídos e a esperança da pasta é de que o próximo contrato seja capaz de concluir a obra.
Até a nova licitação ser concluída e a ordem de serviço assinada, não há data de entrega da obra para uso – apesar do prazo máximo ser dezembro deste ano.
Pavimentação da Avenida Camboriú com a Rua CabeceirasLocalizadas no Parque Geórgia – próximo à Comunidade de São Gonçalo-Beira Rio –, a pavimentação da Avenida Camboriú com a Rua Cabeceiras tinha previsão de entrega em fevereiro deste ano e já está quase concluída, segundo o Governo do Estado.
De responsabilidade da Construtora Nhambiquaras Ltda., ao custo de R$ 2,08 milhões, a obra não teria atendido ao que estava previsto em contrato e precisou ter alguns pontos refeitos, de acordo com o secretário da Copa.
“A conclusão dessa obra não foi dentro dos padrões contratados pela Secopa e ela está passando por reparos para ser recebida pela pasta. Hoje ela está em uso pela sociedade, e em mais 30 dias ela será concluída. A inauguração, porém, será apenas depois de julho”, afirmou.
Lislaine dos Anjos/MidiaNews
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Trecho da Av. Itaparica, fotografado em maio de 2012: pavimentação está nas mãos do Município
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Pavimentação da Avenida ItaparicaMais uma obra de mobilidade urbana que deveria ser entregue em maio deste ano, a pavimentação da Avenida Itaparica – que liga a Rodovia Palmiro Paes de Barros à Avenida Fernando Corrêa da Costa – não ficará pronta no prazo.
A empresa que era responsável pela obra, Dínamo Construtora Ltda, teve o contrato rescindido após divergências com a Secopa e executou apenas 25% da obra, orçada em pouco mais de R$ 1,67 milhões.
Ao invés de realizar uma nova licitação para a conclusão da pavimentação, o Estado decidiu fechar uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, para que o Município execute o restante da obra – que agora não possui um prazo já agendado para entrega.
“Estamos passando os recursos ao município por meio de convênio e ele irá concluir a obra. Agora, estou esperando a Prefeitura me dar umnovo prazo”, disse o secretário.
Prolongamento da Avenida dos EucaliptosLocalizada no Jardim das Palmeiras, a Avenida dos Eucaliptos passa por pequenas readequações, segundo Guimarães, antes que possa ser usada pela sociedade.
Orçada em R$ 1,7 milhões, a obra está sendo executada pela Base Dupla Serviços e Construção Civil Ltda e está na fase execução das calçadas.
“A via está praticamente pronta. Mandamos refazer um pedaço do asfaltamento porque não atendia ao padrão contratado e em mais 30
Edson Rodrigues/Secopa
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Ponte sobre o Rio Coxipó e prolongamento da Rua dos Eucaliptos, no Jardim das Palmeiras
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dias ela já será usada pela população”, afirmou.
Ponte sobre o Rio Coxipó (na Rua dos Eucaliptos)
Prevista para ser entregue em fevereiro deste ano, a ponte construída na Rua dos Eucaliptos sobre o Rio Coxipó, no bairro Jardim das Palmeiras, já foi concluída e recebida pela Secopa.
A obra foi executada pela construtora CIBE e custou R$ 3,99 milhões aos cofres públicos.
No entanto, para ser usada, a obra necessita da conclusão da obra de prolongamento da Rua dos Eucaliptos.
Ligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira RioA obra de ligação dessas duas avenidas está sendo executada pela construtora Três Irmãos Engenharia, ao custo de R$ 7,8 milhões, e deveria ser entregue neste mês.
Segundo o secretário Maurício Guimarães, a empresa ganhou um prazo adicional de 90 dias para realizar a conclusão das cabeceiras da ponte que completa o pacote de intervenções no local – mas que é executada em outro contrato – para que a obra seja liberada.
“A obra ali atrasou porque a empresa não conseguiu trabalhar nenhum dia de dezembro até março deste ano, porque chovia muito e nenhuma máquina entrava no local. Estamos trabalhando agora, inclusive em turno adicional, para concluí-la. A empresa tem mais 90 dias para finalizar, mas acredito que a obra fique pronta até mesmo antes disso”, disse.
Edson Rodrigues/Secopa
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Ponte sobre o Rio Coxipó - fase de terraplanagem da Av. Antônio Dorilêo teve início
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Ponte sobre o Rio Coxipó (na Avenida Antônio Dorilêo)Obra que complementa a ligação das avenidas Beira Rio e Antônio Dorilêo, essa segunda ponte sobre o Rio Coxipó está sendo executada pela construtora Atrativa Engenharia Ltda e já possui 95% dos trabalhos concluídos, segundo a Secopa.
“Lá já foi realizada as fases de laje, pré-laje e acabamento. O que falta e que vai demorar mais 90 dias é a conclusão das cabeceiras, tanto do lado da Avenida Beira Rio como do lado do Coxipó”, explicou o secretário.
A obra está orçada em R$ 5,1 milhões e deveria ser concluída até o final deste mês.
Pavimentação de ruas diversas no entorno da ArenaOrçado em R$ 2,9 milhões, o contrato firmado entre a Secopa e a empresa Três Irmãos Engenharia Ltda previa a pavimentação de 2,2 km de extensão de vias localizadas no entorno da Arena Pantanal até maio deste ano.
No entanto, até o momento, apenas duas vias do lote licitado tiveram a pavimentação concluída: a Avenida Senador Metello, no bairro Goiabeiras, e a Rua Tenente Coronel Thogo Pereira, no Centro-Sul.
“Nós tivemos que refazer ali a maioria dos projetos porque eles não contemplavam drenagem. E agora que isso foi refeito tudo já está sendo executado. Já tem duas ruas desse lote prontas, inclusive, que foram totalmente pavimentadas. Agora é só ligação das demais ruas com o Córrego Oito de Abril”, justificou o secretário.
Apesar das mudanças de projeto, o valor do contrato não sofreu alterações, segundo Guimarães.
Edson Rodrigues/Secopa
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Pavimentação da Avenida Senador Metello, no entorno da Arena Pantanal: concluída
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“O valor não foi alterado, mas mudou o prazo de conclusão da obra, que foi aditado em mais 90 dias”, disse.
As vias contempladas na licitação desse lote – e que devem passar por obras de pavimentação e drenagem – são: Rua Begônias (entr. Rua das Tulipas - entr. Avenida das Flores /entr. Rua das Violetas - entr. Avenida 8 de Abril); Rua dos Crisântemos (entr. Rua das Begônias - entr. Ruas das Camélias); Rua Onze de Maio (entr. Rua A - entr. Avenida Miguel Sutil; Rua das Papoulas (entre. Rua das Begônias - entre Rua das Margaridas); Avenida Dom Carlos L. D´amour (entr. Avenida Agrícola Paes de Barros – entr. Avenida Ciríaco Cândia); Rua das Almas (entr. Avenida Miguel Sutil - entr. Rua da Fé ); Rua da Caridade (entr. Avenida Miguel Sutil - entr. Rua da Fé).
Trincheira da Ciríaco CândiaApós problemas no cumprimento do contrato por parte da empresa Ster Engenharia Ltda, as obras da Trincheira da Ciríaco Cândia (que completam o encontro do Corredor Mário Andreazza com a Avenida Miguel Sutil) foram retomadas em abril deste ano.
Os canteiros ficaram vazios por cerca de um mês durante o distrato comercial e a obra é considerada essencial para facilitar o acesso do público à Arena Pantanal, durante a Copa de 2014.
A Ster recebeu R$ 5,96 milhões e executou aproximadamente 70% da obra, que agora será concluída pela empresa Métrica Construções.
Inicialmente orçada em R$ 5,2 milhões, a obra custará mais R$ 1,7 milhões ao Governo do Estado, que serão repassados à Métrica para finalização da trincheira.
O prazo de entrega, que antes era para março deste ano, foi adiado para, no máximo, até setembro deste ano, segundo a pasta.
Edson Rodrigues/Secopa
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Trincheira da Ciríaco Cândia, na Avenida MIguel Sutil: conclusão até setembro deste ano
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“O canteiro de obras lá já está bem adiantado, entrando na fase de pavimentação”, afirmou Guimarães.
Ponte sobre o Rio PariA duplicação da ponte sobre o Rio Pari, de responsabilidade da Atrativa Engenharia, deveria ter sido entregue em fevereiro deste ano e já foi concluída e recebida pelo Governo do Estado, segundo o secretário da Copa.
Orçada em R$ 2,91 milhões, a ponte completa as obras de duplicação da Estrada da Guarita – obra esta que é de responsabilidade da Agrimat e que tem prazo de entrega para o segundo semestre deste ano.
“A obra está 100% pronta e recebida. Foi reforçada a antiga ponte e construída uma nova ao lado. Estão prontas e já sendo usadas, mas serão inauguradas apenas depois de julho. Ali perto, a única coisa que está sendo feita é a duplicação da Estrada da Guarita, que tem prazo de entrega em novembro de 2013. Lá o asfalto já está chegando na ponte”, afirmou Guimarães.