Cuiabá, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2025
OBRAS DA COPA DO MUNDO
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Interdição na Perimetral altera rota de linha de ônibus

Obra se refere à 2ª etapa da construção da Trincheira do Verdão e ainda não tem prazo para liberação

Edson Rodrigues/Secopa

Construção da Trincheira do Verdão demanda interdição total das pistas da Avenida Miguel Sutil

Construção da Trincheira do Verdão demanda interdição total das pistas da Avenida Miguel Sutil

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Sem prazo previsto para liberação das pistas marginais para o tráfego de veículos, mais uma interdição total foi feita na Avenida Miguel Sutil, desde o último domingo (29), para dar início às escavações da segunda etapa da Trincheira do Verdão/Santa Isabel.

A obra faz parte do pacote de travessia urbana que prevê a construção de trincheiras e viadutos, as denominadas “obras de arte”, visando à Copa do Mundo de 2014.

Agora, a obra já soma 890 metros de interdição total do trânsito, só nessa via. Esta etapa consiste no bloqueio de tráfego por 330 metros, do trevo localizado entre a rotatória que dá acesso aos bairros Santa Isabel e Verdão e a Rua Presidente João Goulart (próximo à rotatória do Círculo Militar).

A primeira etapa da obra teve início no dia 3 de junho e tem prazo para liberação do trânsito, em aproximadamente 90 dias, segundo a Secopa.

O trecho de 560 metros de extensão também ocasionou o bloqueio total do tráfego de veículos, entre as rotatórias dos bairros Cidade Alta e Verdão.

Essa obra, assim como as demais trincheiras que estão sendo erguidas na Perimetral, consiste no alargamento das duas faixas de pista já existentes e que serão usadas para acessar os bairros.

Uma nova pista está sendo construída no centro da via, onde o condutor fará um "mergulho", passando por baixo das rotatórias já existentes e subindo novamente, até voltar ao nível normal da pista.

A obra

Edson Rodrigues/Secopa

Como deverá ficar a Trincheira do Verdão, depois de pronta

Orçada em 19,9 milhões, a trincheira terá 460 metros e está sendo construída pela empresa Ster Engenharia. Segundo o cronograma divulgado pelo Governo do Estado na última semana, a obra deverá ser entregue até 14 de março de 2013.

A empresa responsável pela construção ainda terá que fazer adequações viárias entre a Rua General Ramiro de Noronha e a Rovodia Mário Andreazza, trecho que soma 2,32 km.

O objetivo da trincheira é desafogar o trânsito na região, tanto nos horários de pico quanto durante a realização do Mundial, facilitando o acesso aos bairros e à Arena Pantanal.

De acordo com a Secopa, a obra já está com as escavações avançadas, incluindo a construção de muros de arrimo e as paredes de atirantamento.

Novo desvio

Divulgação

Secopa divulgou desvio a ser usado pelos motoristas

Quem trafega no sentido Cuiabá-Várzea Grande, deverá entrar à direita logo após a rotatória do Círculo Militar, na Rua presidente João Goulart. Em seguida, o motorista deverá seguir até à Rua Daliberto (Avenida Central), seguindo o desvio já existente.

Para quem segue no sentido Várzea Grande-Cuiabá, a opção é entrar na Rua Dom Luiz de Castro Pereira, seguir até à Avenida Agrícola Paes de Barros, fazendo o contorno do Ginásio Aecim Tocantins pela Rua Traçaia. De lá, o motorista deve seguir até à Rua Caridade, voltando à Perimetral.

Travessia Urbana

A trincheira do Verdão faz parte do pacote de obras de Travessia Urbana, um convênio assinado entre o DNIT e Governo de Mato Grosso, que inclui a construção de trincheiras e viadutos.

Já estão em execução, ao longo da Avenida Miguel Sutil, as obras de construção das trincheiras Jurumirim, Santa Rosa e Verdão, bem como do Viaduto do Despraiado.

Esse pacote ainda compreende a obra do Complexo Viário do Tijucal – que já foi licitada e aguarda documentação do Consórcio Engeponte/Enpa/Funsolos para assinatura da ordem de serviço – e a construção do Viaduto da Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande, que terá 153 metros de extensão e está em fase de licitação.

Rota do ônibus


A nova interdição resultou na alteração do itinerário das linhas de ônibus 609 (Santa Isabel/Parque Cuiabá) e 605 (Santa Amália/Itapajé), segundo informou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU).

Na linha 609, as alterações são no sentido Santa Isabel/Parque Cuiabá, como segue:

Rua Daliberto – Santa Isabel;
Rua São Salvador – Cidade Verde;
Rua Generoso Malheiros;
Trevo Cidade Verde;
Rua Dom Luis de Castro;
Rua Agrícola Paes de Barros;

A partir da Agrícola Paes de Barros a linha segue seu itinerário normal, mas deixando de passar nos pontos em frente à Policlínica do Verdão e do Ginásio Aecim Tocantins.

Na linha 605, as alterações serão no sentido Santa Amália / Centro, como está descrito abaixo:

Rua José Borges Garcia – Jd. Araçá;
Rua 1 – Jardim Flamboyant;
Rua 7
Av. Miguel Sutil
Av. das Flores – Jardim Cuiabá – segue itinerário normal.

A pasta alerta aos usuários do Jardim Primavera de que eles devem pegar o ônibus no sentido bairro, uma vez que os ônibus farão o retorno para o Centro no bairro Santa Amália, não retornando pelo Jardim Primavera.



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COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

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amanda gouveia  24.07.13 14h08
acho um horror a 008 tinha que para dentro do bairro por que o motor é traseiro lindo demais esse onibus
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Selina  31.07.12 11h51
Por uma questão de respeito a nós motoristas e moradores dos inúmeros bairros que necessitamos passar pela Miguel Sutil todos os dias, solicitamos às empresas responsáveis pela sinalização dos desvios que façam o mesmo dentro dos bairros pois, ao longo da Av. Miguel Sutil foram colocadas inúmeras placas indicando que o trânsito está interditado e onde devemos entrar para desviar da obra mas dentro dos bairros formaram-se verdadeiros labirintos, sem qualquer placa de indicação, fazendo com que os motoristas se percam e tornem o trânsito lento e cansativo nos horários de pico. Por favor senhores responsáveis, fiquem atentos, as obras precisam ser feitas mas nós cidadão precisamos trabalhar, levar filhos a escola e retornar aos nossos lares com um mínimo de segurança.
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