LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
As avenidas João Ponce de Arruda (Aeroporto) e FEB, em Várzea Grande, devem ser liberadas totalmente para o tráfego de veículos até o final deste ano.
A previsão é da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e feita aos representantes da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa (AL) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

"Temos a previsão, junto ao consórcio construtor, de até o final do ano entregar a pavimentação da Avenida João Ponce de Arruda e a Avenida da FEB, como um todo"
“Temos a previsão, junto ao consórcio construtor, de até o final do ano entregar a pavimentação da Avenida João Ponce de Arruda e a Avenida da FEB, como um todo. Isso se refere ao tráfego real da mobilidade urbana com os veículos, não com a instalação do VLT”, dissearquiteto e engenheiro de tráfego da Secopa, André Luiz Gomes de Bento, em entrevista à
TV Centro América (Globo/4).
O engenheiro acompanhou a comitiva em visita às obras da Trincheira do Km Zero, que integra o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)..
De acordo com Bento, os trabalhos do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela execução do projeto de R$ 1,477 bilhão, estão acelerados no trecho do modal que sai do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na Cidade Industrial, até à região do Porto, na Capital.
“Esse é o trecho que está mais adiantado, com a obra quase finalizada”, afirmou o engenheiro.
Atualmente, a trincheira do KM Zero encontra-se na fase de terraplanagem. Os dois viadutos sobre a trincheira, que serão usados como rotatória, já foram concluídos e liberados para o tráfego.
AtrasosDurante a visita técnica, que também passou pelo Centro de Operação e Manutenção do VLT (antiga Vila Militar), o presidente da Comissão da AL, deputado estadual Sebastião Rezende (PR), afirmou estar preocupado com possíveis atrasos no ritmo da obra, diante do início do período chuvoso e do trâmite de algumas desapropriações.
Ele também deverá questionar a Rede Cemat, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Estado, a respeito dos serviços para a construção do linhão que irá abastecer as 12 subestações que irão garantir o funcionamento do VLT na Grande Cuiabá.
O parlamentar ressaltou, porém, que a obra da Trincheira do KM Zero não sofre dos mesmos problemas de atrasos na remoção de interferências, como é o caso das trincheiras que estão sendo executadas ao longo da Avenida Miguel Sutil, mas aguarda autorização para a remoção de parte do muro da Infraero para seguir avançando.

"Temos observado alguns materiais que podem apresentar algum problema, e a Secopa tem feito a substituição necessária"
“O prazo inicial [para entrega dos dois trechos da obra], que seria março de 2014, não será cumprido. E caberá ao Governo do Estado aplicar sanções à empresa responsável pelo empreendimento”, disse Rezende.
QualidadePara o engenheiro do Crea-MT, André Luiz Schuring, a qualidade dos materiais utilizados nas obras também devem ser observados com atenção, para evitar novos desgastes, como ocorreu no caso da pavimentação dos viadutos da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, e do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil.
“Temos observado alguns materiais que podem apresentar algum problema e a Secopa tem feito a substituição necessária”, afirmou.
FiscalizaçõesDesde o início de outubro, o Crea-MT e a Assembleia Legislativa estão percorrendo as obras da Copa em andamento, com o objetivo de verificar a qualidade e o cumprimento de prazos. Essa foi a quinta fiscalização feita pelo grupo.
Os relatórios das visitas às obras serão entregues à Comissão da ALMT, tão logo o Crea-MT receba os projetos e novos cronogramas das obras pela Secopa, segundo o presidente do Conselho, Juares Silveira Samaniego.
“Tendo em vista que a Assembleia Legislativa não recebeu até agora esses projetos, nós encaminhamos, no dia 28 de outubro, ofício à Secopa cobrando esses projetos e cronogramas para podermos finalizar os relatórios e encaminhar à Assembleia, conforme combinado”, disse.
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