Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
TRINCHEIRA DA JURUMIRIM
Tamanho do texto A- A+

Obra na Perimetral já consumiu R$ 39,9 milhões

Obra recebeu aditivos e já está orçada em R$ 46,6 milhões

Tony Ribeiro/MidiaNews

Trincheira da Jurumirim: obra deve ser concluída só depois da Copa do Mundo.

Trincheira da Jurumirim: obra deve ser concluída só depois da Copa do Mundo.

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Em execução há dois anos e considerada a maior obra de mobilidade urbana em execução em Cuiabá, na Avenida Miguel Sutil, a Trincheira da Jurumirim já sofreu aditivos de prazos e de valores.

E, apesar de ter a conclusão prevista em contrato para o dia 18 de maio deste ano, a perspectiva é de que a entrega total seja feita apenas no segundo semestre, após a Copa do Mundo.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a obra não impacta no planejamento de mobilidade do Mundial de Futebol.

A expectativa é de que o Estado possa contar com suas marginais liberadas para o tráfego durante o evento, minimizando o uso de desvios para quem precisa transitar pela Perimetral.

Conhecida como “trincheirona”, a obra está orçada hoje em R$ 46,6 milhões, quase R$ 7 milhões acima do valor previsto inicialmente no contrato firmado com o Consórcio Sobelltar-Secopa (responsável pela obra) em 29 de março de 2012.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Em execução há dois anos, obra precisa ter ritmo intensificado, segundo o Tribunal de Contas do Estado

A trincheira se inicia um pouco antes da Avenida Dante de Oliveira (Trabalhadores) e segue até depois do cruzamento da Perimetral com a Avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), próximo ao viaduto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

Relatório feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) com base em vistorias realizadas até 21 de abril passado apontam que 87% da obra já foi concluída até o momento, mas que falta muito a ser feito.

O documento ressalta que “a rotatória da Avenida Jurumirim é o ponto crítico da obra e, se não for intensificado o andamentos dos trabalhos no trecho, não se conseguirá cumprir as metas estabelecidas”.

Prazos e valores


Segundo dados do contrato, inicialmente a trincheira tinha previsão de execução de 360 dias, prazo este que precisou ser aditado em 180 dias em 22 de março de 2013, passando para um total de 18 meses de obra.

Porém, um ano e meio foi pouco e o contrato precisou ser aditado novamente em 20 de setembro de 2013, quando passou a ser de 720 dias, ou seja, dois anos.

Responsável pela obra, o Consórcio Sobelltar-Secopa – formado pelas empresas Elenco Construções Ltda (líder), Sobrenco Engenharia e Comércio e Construtora Tardelli Ltda – já recebeu do Estado, até o momento, R$ 39.974.022,90.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Obra já está com 87% dos trabalhos concluídos, segundo o TCE

Os dados foram levantados pelo MidiaNews no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).

Inicialmente, a obra tinha previsão de custo de R$ 39.345.540,47, ou seja, menos do que o já foi pago pelo trabalho até agora.

A obra


Após a conclusão da obra, o motorista que vem da região do Coxipó com destino à Rodoviária, pelo trecho da atual rotatória da Avenida dos Trabalhadores, deverá passar por dentro da trincheira.
Já o motorista que deseja ter acesso à Avenida Fernando Corrêa da Costa deverá pegar a pista marginal do lado direito da rotatória para seguir o percurso.

Já no trecho da rotatória da Avenida Jurumirim, o motorista deverá fazer um “mergulho” na trincheira para seguir em direção ao Coxipó ou trafegar pela via marginal esquerda da rotatória para ter acesso ao Centro.

A obra ainda prevê melhorias no trecho de 2,4 km entre a Rua Bela Vista, no bairro Jardim Leblon, e a entrada a Avenida Marechal Deodoro.

A “trincheirona” faz parte do convênio fechado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no valor global de R$ 165,7 milhões, para construção de trincheiras e viadutos nos trechos urbanos das rodovias BRs 070/163/364 em Cuiabá e Várzea Grande.

Nesse conjunto estão inclusas ainda as trincheiras do Verdão e Santa Rosa, na Perimetral, além do Complexo Viário do Tijucal – conjunto de viaduto e trincheira –, obra em execução na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e o Viaduto da Dom Orlando Chaves, que passa sobre a Avenida da FEB, em Várzea Grande.

Confira na galeria a imagens da obra feitas nesta semana pelo fotógrafo do MidiaNews, Tony Ribeiro.
GALERIA DE FOTOS
Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim

Tony Ribeiro/MidiaNews

trincheira jurumirim




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Robson  12.05.14 17h17
Eu não estou nem aí pra copa do mundo senhor secretário! Não quero nem saber se a obra impacta ou não a mobilidade para a tal copa, eu quero é essa obra pronta logo, afinal afeta a minha mobilidade e a de muitas outras pessoas que utilizam essa via pra ir e voltar do trabalho! Eu disse ir e voltar do trabalho, não é ir e voltar do futebol não! TRABALHO!
48
1
Carlos Saltore  12.05.14 11h35
Eu não acredito em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, muito menos nessa farra desse governo. A vergonha não poderia ser maior, os atrasos a única certeza. O medo agora é: o que será entregue?! Será entregue alguma coisa? Alguma dessas obras vai durar mais que 1 ano?!
46
2
Lopes  12.05.14 11h31
com o prazo totalmente comprometido é inadmissível continuar executando concretagem parcial da contenção da rotatória ao que tudo indica por falta de jogos de forma.
33
0
José Cuiabano  11.05.14 22h41
a pergunta é quanto ja foi para as campanhas?????? Porque a desculpa agora é falta de pagamento???? E o dinheiro acabou???????
51
2
Alexandre  11.05.14 20h48
Gostaria que avisassem ao nosso ilustre secretário da SECOPA, que a hora do juízo final está chegando, não dá mais para empurrar com a barriga ou prometer o impossível. Tá passando da hora de falarem a verdade nua e crua. O QUE VAI FICAR PRONTO! (se é que alguma coisa vai ficar pronta antes da COPA)
51
3