LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Vinte e seis dos 40 carros que compõem o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá já estão prontos. As informações são do engenheiro da empresa CAF Indústrias e Comércio Ltda., responsável pela construção do modal na Espanha, Ricardo Sanchez.
Ele explicou que, além do carro já entregue à Cuiabá, na semana passada, outros 25 foram finalizados pela empresa e, destes, quatro composições (formadas por sete vagões cada uma) já estão a caminho do Brasil. Os carros devem chegar à Capital até o final do ano.
“Na última sexta-feira (8), mais quatro veículos foram enviados do Porto de Bilbao [Espanha], já estão no navio e, até o final de dezembro, estarão em Cuiabá, para serem guardados no Centro de Manutenção”, explicou.

"Na última sexta-feira (8), mais quatro veículos foram enviados do Porto de Bilbao [Espanha], já estão no navio e, até o final de dezembro, estarão em Cuiabá, e serão guardados no Centro de Manutenção"
De acordo com ele, a partir de então, os veículos deverão chegar em lotes mensais ao país e, ainda no primeiro semestre de 2014, todos os carros estarão na Capital.
“Até maio, os 40 vagões estarão aqui”, afirmou.
Testes
De acordo com Sanches, os testes no primeiro carro do VLT, que já se encontra sob trilhos no Centro de Manutenção e Operação do modal, em Várzea Grande, devem ser iniciados dentro de duas semanas.
“A Cemat [concessionária de energia no Estado] vai trazer a rede para nós e também vamos usar um gerador de energia. Vamos plugar os cabos ao trem para fazer os testes estáticos”, disse.
Segundo o engenheiro, a empresa irá checar se “as portas abrem e fecham com os comandos corretos, se o ar-condicionado está funcionando na temperatura adequada e se os computadores de bordo estão funcionando”.
“Isso tudo foi testado em fábrica, antes de o carro ser enviado, e será refeito aqui. Isso é natural e é feito no mundo inteiro”, explicou.
Sanchez afirmou que, feito todos os testes estáticos, a empresa dará início aos testes dinâmicos, com o VLT em movimento, a fim de verificar o funcionamento dos motores e os testes de freios e do sistema de segurança.
Segundo ele, para que essa fase de teste seja realizada é necessário que pelo menos 1,5 km de trilhos já tenha sido implantado e os próximos veículos serão testados imediatamente após seu desembarque no Centro de Manutenções.
Pedro Alves/MidiaNews
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Primeira composição do VLT já está sob os trilhos no Centro de Manutenção, em VG
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“Os testes serão iniciados imediatamente, à medida que os demais forem chegando, para deixa-los prontos para operação. Essa fase de testes vai até o final do teste do último trem. Os testes estáticos são realizados todos aqui dentro do parque. À medida que vamos tendo trilhos, nós vamos iniciando os testes dinâmicos, um a um”, disse.
O VLT
Orçada em R$ 1,477 bilhão, a obra do VLT está sendo executada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
O novo modal será implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente-Coronel Duarte - Prainha - e XV de Novembro na Capital e FEB, João Ponce de Arruda, na cidade vizinha), totalizando 22 km de extensão.
No trajeto estão previstas obras de artes especiais (trincheiras, viadutos e pontes), além da reestruturação da cobertura do córrego da Prainha.
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