LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Uma das maiores obras dentre as que estão sendo realizadas em Cuiabá para melhorar a mobilidade urbana, com vistas à Copa do Mundo de 2014, o Complexo Viário do Tijucal já começou a transformar a entrada da Capital e segue para a reta final de execução.
Formado por um viaduto – que já possui mais de 80% dos trabalhos concluídos –, de uma trincheira e uma rotatória – ainda em fase de construção –, o complexo deve mudar a vista de quem chega à Cuiabá pela BR-364, vindo da região Sul do Estado.
A obra tem previsão de entrega no contrato de até janeiro de 2014, mas, segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), deverá ser concluída até o final do ano, a exemplo das demais obras de travessia e mobilidade urbana que estão sendo executadas em Cuiabá e Várzea Grande.
Atualmente, 170 homens se dividem no canteiro de obras, entre as etapas de finalização do viaduto, as escavações para construção da trincheira e da nova rotatória que garantirá o acesso aos bairros da região, distribuindo o trânsito e evitando congestionamentos e acidentes – antes tão comuns no local.
Edson Rodrigues/Secopa
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Complexo Viário deverá mudar a entrada da Capital pela região Sul
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Segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, a obra deverá se transformar em um novo “cartão postal” da Capital.
“De longe, já é possível contemplar a grandeza da obra do Complexo Viário do Tijucal, que após a conclusão será um dos cartões postais de quem chega à Cuiabá pela BR-364. Além da beleza, agrega-se também à estrutura a sua funcionalidade, pois distribuirá o fluxo intenso de veículos que diariamente passam no local”, disse.
A obra
Orçado em R$ 30,1 milhões, a obra foi dividida em dois subtrechos e está sendo executada pelo Consórcio EEF, formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos.
No primeiro subtrecho, está prevista a construção da trincheira, do viaduto e da rotatória no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.
A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima, conhecida como Estrada do Moinho.
O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.
Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.
Divulgação/Secopa
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Como deverá ficar o Complexo Viário do Tijucal depois de pronto
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O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.
Travessia Urbana
O Complexo Viário do Tijucal integra o pacote de Travessia Urbana – composto por seis obras – que está sendo executadas para dar vazão ao trânsito de Cuiabá.
O pacote de Travessia Urbana é resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado, na ordem de R$ 165 milhões.
Fazem parte deste pacote de obras, ainda, a construção de trincheiras e viadutos na Avenida Miguel Sutil e o viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande – todos já em execução.