LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A obra do Viaduto da Sefaz causou uma nova alteração no trânsito da Avenida Historiador Rubens de Mendonça durante o último fim de semana. A pista de quem segue no sentido Centro-CPA – que já havia sofrido um estreitamento meses atrás – teve uma nova redução na capacidade de fluxo, logo após o Pantanal Shopping.
No local, onde havia duas faixas de rolamento, foi montada uma nova estrutura para dar continuidade à construção do viaduto, segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra.
Com a mudança, as faixas de rolamento foram divididas por um trecho de aproximadamente 50 metros, próximo ao Grande Templo da Assembleia de Deus.
Entre as próximas atividades a serem realizadas pelo consórcio construtor está o lançamento de formas e ferragens, que serão usadas para concretagem das vigas do elevado.
De acordo com o consórcio, essa interferência no trânsito será por tempo indeterminado.
Retorno
Na última semana, uma pista alternativa já havia sido criada na Avenida do CPA, próximo à obra, como uma nova opção de trajeto para quem segue pela via em direção à Grande Morada da Serra e deseja fazer o retorno para a pista contrária (sentido CPA-Centro).
Edson Rodrigues/Secopa
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Nova opção de trajeto foi montada na semana passada, para facilitar o retorno
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O novo retorno foi construído no canteiro da praça do Monumento Ulysses Guimarães, em frente ao Shopping Pantanal.
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a nova pista deverá auxiliar no trânsito da região, principalmente após o fechamento temporário da pista no sentido Centro-CPA, para conclusão da obra do elevado.
A obraO Viaduto da Sefaz compõe o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá e está sendo executado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
A previsão do consórcio é de que a obra seja concluída em oito meses. Como o elevado começou a ser construído em dezembro de 2012, o prazo se encerra no início do segundo semestre deste ano.
Essa deverá ser a primeira obra do pacote do VLT a ser finalizada e usada pela população, segundo a Secopa.
Isso porque esse elevado é diferente das demais obras previstas no pacote de intervenções do VLT (rodoferroviários), que por darem passagem a veículos comuns e ao novo modal de transporte coletivo, formam projetos integrados que, para serem liberados para uso, dependem da instalação dos trilhos do modal.
O viaduto da Sefaz, além de ser de baixa complexidade, segundo a pasta, será usado exclusivamente para o tráfego de veículos.
Com formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.
O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. Já o VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.
O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, quando passam pelo local cerca de 2,7 mil veículos por hora/sentido.