Cuiabá, Domingo, 15 de Junho de 2025
VIADUTO DA SEFAZ
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Obra causa nova mudança no trânsito da Av. do CPA

Pista sofreu um novo estreitamento em um trecho de aproximadamente 50 metros

Mary Juruna/MidiaNews

A pista de quem vai no sentido CPA-Centro ficou ainda mais estreita

A pista de quem vai no sentido CPA-Centro ficou ainda mais estreita

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A obra do Viaduto da Sefaz causou uma nova alteração no trânsito da Avenida Historiador Rubens de Mendonça durante o último fim de semana. A pista de quem segue no sentido Centro-CPA – que já havia sofrido um estreitamento meses atrás – teve uma nova redução na capacidade de fluxo, logo após o Pantanal Shopping.

No local, onde havia duas faixas de rolamento, foi montada uma nova estrutura para dar continuidade à construção do viaduto, segundo o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra.
Com a mudança, as faixas de rolamento foram divididas por um trecho de aproximadamente 50 metros, próximo ao Grande Templo da Assembleia de Deus.

Entre as próximas atividades a serem realizadas pelo consórcio construtor está o lançamento de formas e ferragens, que serão usadas para concretagem das vigas do elevado.

De acordo com o consórcio, essa interferência no trânsito será por tempo indeterminado.

Retorno

Na última semana, uma pista alternativa já havia sido criada na Avenida do CPA, próximo à obra, como uma nova opção de trajeto para quem segue pela via em direção à Grande Morada da Serra e deseja fazer o retorno para a pista contrária (sentido CPA-Centro).

Edson Rodrigues/Secopa

Nova opção de trajeto foi montada na semana passada, para facilitar o retorno

O novo retorno foi construído no canteiro da praça do Monumento Ulysses Guimarães, em frente ao Shopping Pantanal.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a nova pista deverá auxiliar no trânsito da região, principalmente após o fechamento temporário da pista no sentido Centro-CPA, para conclusão da obra do elevado.

A obra


O Viaduto da Sefaz compõe o pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá e está sendo executado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.

A previsão do consórcio é de que a obra seja concluída em oito meses. Como o elevado começou a ser construído em dezembro de 2012, o prazo se encerra no início do segundo semestre deste ano.

Essa deverá ser a primeira obra do pacote do VLT a ser finalizada e usada pela população, segundo a Secopa.

Isso porque esse elevado é diferente das demais obras previstas no pacote de intervenções do VLT (rodoferroviários), que por darem passagem a veículos comuns e ao novo modal de transporte coletivo, formam projetos integrados que, para serem liberados para uso, dependem da instalação dos trilhos do modal.

O viaduto da Sefaz, além de ser de baixa complexidade, segundo a pasta, será usado exclusivamente para o tráfego de veículos.

Com formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.

O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. Já o VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.

O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, quando passam pelo local cerca de 2,7 mil veículos por hora/sentido.



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COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

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Lucia  10.07.13 13h54
Finalmente. Eu que todos os dias passava por aquele desvio do TCE.. era horrível aquela subida... Esse desvio deveria ter sido feito desde o início (janeiro), evitaria muitos transtornos e stressssss ... mas como dizem, antes tarde do que nunca...
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jose Silva  09.07.13 07h15
Relativo a essa nova interdição é necessário sintonizar os semáforos ao lado do posto com o semáforo em frente ao shopping. Hoje funciona assim quando abre o do posto, fecha o sinal em frente ao shopping causando maior engavetamento em menos de 300 metros. Sejam razoáveis e sintonizam os dois farois pois dará maior fluides.
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Sergio   08.07.13 11h38
Sergio , seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Paulo Cezar  08.07.13 10h02
Esse povo é devagar demais. Estava claro que o desvio pra quem vinha do centro ou saia do shopping daria a maior dor de cabeça e ai agora que optaram por abrir essa rota no canteiro central da avenida do CPA. Tsc..tsc..tsc...Secopa ou sei lá quem é responsável, vamos trabalhar direito né?
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