LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Teve início, nesta segunda-feira (7), a interdição total de uma das pistas da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), que faz o sentido CPA-Centro, para continuidade das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Cuiabá.
Na avenida será construído um viaduto em forma de ferradura, que ganhou o nome de Viaduto da Sefaz por ser localizado em frente à Secretaria de Estado de Fazenda. A obra tem por objetivo desafogar o trânsito na região.
Com o bloqueio da pista, o trânsito será desviado para as ruas do Centro Político Administrativo (sede do Governo Estadual) e os motoristas deverão se manter atentos às inversões de sentidos das vias no local.
Além disso, durante aproximadamente oito meses – tempo previsto para conclusão da obra – será proibido estacionar em algumas ruas do Centro Político, que serão usadas como parte do desvio oficial.
As rotas e pontos de parada dos ônibus de transporte coletivo e dos micro-ônibus que trafegam de forma gratuita pelo CPA, conhecidos como Ligeirinhos Paiaguás, também serão alteradas.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
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Pista que faz o sentido Centro-CPA terá fluxo de veículos reduzido
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Enquanto isso, a pista contrária, que faz o sentido Centro-CPA, não será interditada, mas deverá sofrer uma redução no fluxo de veículos, pois uma de suas faixas será suprimida para garantir a segurança dos operários durante a obra.
Desvio O motorista que seguir pela Avenida do CPA, em direção ao Centro, deverá entrar à direita, na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda, na rua ao lado da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
Ao chegar próximo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o motorista deverá virar novamente à esquerda, retornando à Avenida do CPA.
Quem chega ao Centro Político pela Avenida Hélio Ribeiro também irá se deparar com mudanças no trânsito. Quem hoje sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rotatória que dá acesso à rua do Palácio Paiaguás (via que passa em frente ao Banco do Brasil) e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.
Inversão de ruasSerá feita a inversão no binário das ruas que passam ao lado da Praça das Bandeiras. Dessa forma, a rua que passa em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) fará o sentido de descida, direcionado os veículos que se encontram no Centro Político à Avenida do CPA.
Da mesma forma, a rua paralela, que até então apenas aceitava o fluxo que descia para a Avenida do CPA, foi transformada em subida.
Outras duas vias localizadas dentro do CPA também sofrerão modificações. A rua que passa entre a Sema e o Tribunal de Justiça, que até hoje funcionava em mão dupla, passará a operar em um único sentido após a interdição, no sentido que leva da Avenida do CPA à sede da Assembleia Legislativa.
A via volta a funcionar em mão dupla apenas na altura da rotatória localizada próximo ao Palácio Paiaguás.
Thiago Bergamasco/MidiaNews
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Avenida do CPA: bloqueio da pista que faz o sentido CPA-Centro já teve início
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A segunda rua que também será modificada é a que passa entre o Palácio Paiaguás e o Banco do Brasil. A via, que até então operava em mão dupla, passará a funcionar em mão única, no sentido rotatória-SAD-Avenida do CPA.
Estacionamento proibidoSegundo a Secretaria de Estado de Administração (SAD), as ruas que terão o estacionamento proibido dos dois lados são as que passam em frente ao Palácio Paiaguás; na lateral da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) até chegar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc); na descida para a Avenida do CPA, na lateral da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e na rua do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Em cada uma das vias de entrada e saída do CPA – que passam nas laterais da Praça das Bandeiras e em frente ao Tribunal de Justiça, Sema e secretarias de Estado de Saúde (SES) e Segurança Pública (Sesp) – será proibido estacionar em todo o lado direito.
Ligeirinho PaiaguásPartindo da Praça das Bandeiras, os micro-ônibus irão seguir pela nova rota, subindo pela rua lateral da praça, que fica entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Escola dos Servidores do Poder Judiciário.
Em seguida, os Ligeirinhos irão virar à esquerda na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Nessa rua, eles seguirão reto até chegar à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), onde irão entrar à direita, em direção às secretarias de Cidades (Secid) e de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Assembleia Legislativa e Palácio Paiaguás.
Com a mudança na rota, os pontos de parada dos Ligeirinhos serão localizados na Praça das Bandeiras e nas esquinas da Sema e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Os próximos pontos internos seguirão da forma já existente, mudando apenas o lado da rua em que serão feitos o embarque e desembarque de passageiros devido à inversão do sentido da rota dos micro-ônibus.
Viaduto da SefazEssa obra terá o formato de uma ferradura, com 278 metros de extensão. O objetivo do viaduto é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, quando passam em média cerca de 2.700 veículos por hora/sentido na via.
Edson Rodrigues/Secopa
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Trecho interditado: local onde será erguido o Viaduto da Sefaz, na Avenida do CPA
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De acordo com o Consórcio VLT Cuiabá, essa será uma obra de arte especial, que terá duração de no máximo oito meses para ser concluída.
Depois de pronta, a obra será usada pelos motoristas que desejem fazer a conversão na avenida. Já o VLT passará por baixo do elevado.
Implantação do modalO Viaduto da Sefaz, bem como outras 11 obras de arte, são obras inclusas no pacote do VLT, orçado em R$ 1,477 bilhão.
Ao todo, serão construídos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes ao longo do trajeto do VLT, bem como será feito o reforço do canal da Prainha.
O consórcio VLT Cuiabá – formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda. – é responsável pela execução de todas as obras.